Na votação para a Assembleia Municipal (AM), o PS Arrecadou 5.199 votos (35,57%), contra 4.793 do PSD (32,8%). Os independentes obtiveram 3.970 votos (27,16%).
Em suma, na próxima Assembleia PS e PSD terão, cada um, oito eleitos directos, enquanto que os independentes ficam com seis. Não existirá, portanto, maioria de nenhum dos partidos.
O mesmo acontece no executivo camarário, onde o PS sentará três eleitos, e o PSD e os Independentes dois cada um.
Já para as juntas de Freguesia, o PSD foi o partido que nestas autárquicas conquistou o maior número de autarquias. Das 21 freguesias do concelho, os sociais-democratas venceram em 11: Aldeia das Dez, Avô, Bobadela, Lagos da Beira, Lourosa, Nogueira do Cravo, S. Gião, S. Paio de Gramaços, S. Sebastião da Feira, Travanca de Lagos e Vila Pouca da Beira.
O PS – segundo partido mais votado – manteve Ervedal e Lagares da Beira, e conquistou ao PSD as duas maiores juntas do concelho: Oliveira do Hospital e Seixo da Beira.
Em Santa Ovaia (na imagem), após várias recontagens, o povo saiu à rua para saudar a vitória do PS. Os resultados só foram afixados por voltas das 23h00.
Os socialistas deixaram, no entanto, fugir a presidência da Junta de S. Paio de Gramaços para o PSD.
A CDU conseguiu segurar as juntas de Meruge e Vila Franca da Beira, enquanto que o movimento de eleitores independentes “Oliveira do Hospital, Sempre” retirou as chaves da Junta de Penalva de Alva ao PSD.
Na Lajeosa, o candidato do PS, Alberto Cadima, não conseguiu travar o movimento de eleitores independentes “Unidos pela Lajeosa, que saiu vencedor e vai governar em maioria.
Em síntese, o PSD detém maiorias absolutas em sete juntas: Avô, Bobadela, Lagos da Beira, Lourosa, S. Gião, S. Sebastião da Feira e Vila Pouca da Beira.
O PS alcançou esse desiderato em Alvôco das Várzeas, Ervedal da Beira, Lagares e Seixo da Beira.
Sem maioria, encontram-se as autarquias de Aldeia das Dez, Nogueira do Cravo, Oliveira do Hospital, Penalva de Alva, S. Paio de Gramaços, Santa Ovaia e Travanca de Lagos.