Correio da Beira Serra

PSD de Oliveira do Hospital quer atenuar encargos com medicamentos por parte das famílias mais carenciadas

Coordenador do centro de saúde de Tábua alerta para consultórios sem lavatórios

O grupo de eleitos do PSD na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital apresentou hoje uma proposta de recomendação para que o executivo coloque em prática um programa para atenuar os encargos das famílias mais carenciadas no acesso aos medicamentos. A medida pretende que essa ajuda chegue também aos jovens que necessitam de óculos graduados.

Este programa visa, explicam, atribuir uma comparticipação financeira para atenuar os encargos com medicamentos, na parte não comparticipada, com receita médica do Serviço Nacional Saúde, a agregados familiares, pessoas com doenças crónicas, aposentados e desempregados do concelho que se encontrem em contexto de insuficiência económica. A aquisição de óculos graduados para jovens residentes no concelho em idade escolar com problemas de visão comprovados.

Os sociais-democratas, para justificarem esta proposta, dizem que existe no concelho “uma reconhecida insuficiência económica de indivíduos e/ou famílias no acesso a medicamentos, nomeadamente aqueles que se encontram em situação de desvantagem social, aposentados, desempregados, pessoas com doenças crónicas ou famílias carenciadas”. Consideram ainda que a situação económica das famílias nos dias de hoje está em permanente mutação, sendo necessário que os programas de apoio se adaptem às novas realidades, para garantir a igualdade e imparcialidade no acesso à saúde. “É fundamental que a autarquia de Oliveira do Hospital crie uma resposta à escala municipal para este problema”, rematam.

Exit mobile version