Home - Últimas - Reabertos quatro troços de estrada na Serra da Estrela

Reabertos quatro troços de estrada na Serra da Estrela

A GNR referiu hoje de manhã que quatro troços na zona das Penhas Douradas no maciço central da Serra da Estrela foram reabertos às 09h00. A GNR explica que foram reabertos os troços números 5 (Sabugueiro-cruzamento de Gouveia), 6 (cruzamento de Gouveia-Manteigas), 7 (Manteigas-Penhas Douradas) e 8 (Penhas Douradas-Gouveia). Adianta ainda que todos os outros acessos à Torre se mantêm encerrados.

Ontem, fonte do Comando Sub-regional das Beiras e Serra da Estrela, referiu que estavam encerrados, desde as 15h00, todos os troços no maciço central, à excepção da ligação de Seia a Sabugueiro e da Covilhã a Piornos. Fonte da GNR acrescentou que estavam encerrados os troços de Penhas da Saúde, Sabugueiro e Penhas Douradas no acesso à Torre.

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) emitiu na sexta-feira um aviso à população face às previsões de mau tempo para as 48 horas seguintes, com vento forte, agitação marítima e queda de neve.

Com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a ANEPC emitiu um comunicado para que a população adopte medidas preventivas para evitar acidentes.

O IPMA prevê vento forte, mais intenso no litoral oeste e nas terras altas, com rajadas até 95 quilómetros por hora, agitação marítima forte na costa ocidental e queda de neve nas terras altas do Norte e centro, acima dos 1.400/1.600 metros durante a noite e madrugada de sábado, descendo a cota até aos 700/900 metros a partir da tarde.

Atendendo à alteração das condições meteorológicas, a ANEPC alerta para cuidados redobrados na estrada, com piso rodoviário escorregadio devido à possibilidade de acumulação de gelo, geada e neve, possíveis acidentes na orla costeira devido à forte agitação marítima, queda de ramos ou árvores, bem como de infra-estruturas associadas às redes de comunicações e energia, além do desconforto térmico na população devido à descida acentuada da temperatura mínima.

 

LEIA TAMBÉM

Espectáculo multimédia “As músicas que os vinhos Dão” anima 23 ª Feira de Vinho do Dão de Nelas

Dezanove empresas do concelho de Nelas distinguidas com estatuto de PME Líder

O Concelho de Nelas viu este ano distinguidas 19 empresas com o estatuto de PME …

Monumento com cravo gigante evoca 25 de Abril em Tábua

A instalação de um monumento na Rotunda da E.N. 17, no nó de acesso ao …