Home - Últimas - Reabilitação da Escola Básica Mendes Ferrão, em Côja, avança em Abril

Reabilitação da Escola Básica Mendes Ferrão, em Côja, avança em Abril

A reabilitação da Escola Básica 2,3 Professor Mendes Ferrão, em Côja, tem início previsto para o próximo mês de Abril. A obra, que envolve um investimento de aproximadamente 3 milhões de euros, é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem um prazo de execução de 365 dias.

A intervenção tem como principal objectivo responder às necessidades de modernização do espaço escolar e corrigir fragilidades estruturais, tanto ao nível exterior como interior do edifício. O projecto irá abranger todo o complexo escolar, incluindo o bloco de aulas, refeitório, balneários e bloco administrativo, assim como os espaços de recreio, as áreas ajardinadas e o campo de jogos.

No âmbito da eficiência energética e do conforto térmico, será instalado um sistema solar fotovoltaico para autoconsumo, e o sistema de aquecimento das águas sanitárias será renovado, através da implementação de bombas de calor. Está ainda prevista a substituição da caixilharia exterior dos blocos por soluções em alumínio com corte térmico e vidro duplo, reforçando o isolamento térmico e a eficiência energética do conjunto escolar.

A acessibilidade é também uma prioridade desta requalificação, garantindo que todos os espaços escolares possam ser plenamente utilizados por toda a comunidade, incluindo utentes com mobilidade condicionada. O projecto inclui a adaptação das instalações sanitárias, com a substituição de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias, bem como a criação de compartimentos específicos para atender a estas necessidades.

A ausência de um espaço coberto para a prática de actividade física será igualmente resolvida, através da instalação de uma cobertura no campo de jogos existente e da criação de uma sala específica para a prática desportiva, proporcionando melhores condições para alunos e professores.

A criação deste espaço coberto, identificado há muito como uma necessidade, é destacada pelo presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa. “Saber que esta obra vai resolver um problema que se arrastava há décadas e permitir que, em dias de chuva, as crianças possam praticar desporto sem sair do perímetro escolar é, sem dúvida, gratificante e motivo de grande satisfação”, sublinha o autarca.

Luís Paulo Costa realça também o forte investimento que está a ser feito na qualificação do parque escolar do concelho, mencionando a intervenção em curso na Escola Secundária de Arganil, que está a ser requalificada, modernizada e ampliada com um investimento de 5 milhões de euros, igualmente ao abrigo do PRR.

“Este é um momento marcante para o concelho no que diz respeito ao ensino. Estas duas obras são essenciais para melhorar as condições das nossas escolas, criando um ambiente mais moderno, confortável e ajustado às necessidades da comunidade escolar. Mais do que um investimento no presente, este conjunto de intervenções representa um compromisso com o futuro, modernizando espaços que vão beneficiar várias gerações de alunos e contribuir para uma educação de excelência”, afirma.

A requalificação da Escola Básica 2,3 Professor Mendes Ferrão consolida e complementa o investimento contínuo na modernização das infra-estruturas escolares. Esta intervenção visa assegurar a melhoria das condições de aprendizagem, criando um espaço mais confortável, funcional e acessível para todos os alunos e para toda a comunidade escolar.

LEIA TAMBÉM

Onze munícipes de Figueira de Castelo Rodrigo operados gratuitamente às cataratas no âmbito de protocolo com a Fundação Álvaro de Carvalho

Iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal, a Fundação Álvaro de Carvalho e o Centro de …

Arganil, Seia e Oliveira do Hospital destacam-se com várias freguesias prioritárias na fiscalização dos trabalhos de gestão de combustível

Os concelhos de Arganil (14 freguesias), Seia (14 freguesias) e Oliveira do Hospital (9 freguesias) …