Duas das crianças do Reino do Pineal, uma “seita” que vive e se declarou independente numa quinta no concelho de Oliveira do Hospital, já começaram a ir à escola por imposição do tribunal e participaram na Feira de S. Martinho que decorreu no sábado na Escola Básica da Cordinha, em Ervedal da Beira. “Kundai e Farai começaram a escola há algumas semanas. No sábado foi a tarifa escolar deles e o objectivo era arrecadar dinheiro para as salas de aula. Kundai representou e foi incrível. Vendi todo o seu bolo e todas as suas feijoas”, refere um post na página oficial do pinealfoundation.
“A banda era incrível e todas as pessoas que conhecemos eram adoráveis. Os professores deles também são pessoas muito maravilhosas e estamos ansiosos pela coesão entre os nossos ensinamentos e os ensinamentos tradicionais”, continua a nota. Mas os responsáveis do Reino do Pineal insistem que a escola oficial não é uma escolha para eles.
“É algo forçado. Quando tens entidades que ameaçam tirar os teus filhos, fazes o que podes. Felizmente Kundai e Farai são bem versados com a forma como o sistema escolar funciona e qual é o seu verdadeiro propósito. Também já foram muito bem-educados por nós. Eles também são suficientemente experientes para aceitar as coisas como são e não necessariamente como gostariam que fossem. Muita observação e aceitação durante estes tempos, enquanto tudo o que não faz sentido para nós, continua para nós”, escrevem.
“Agradecemos a tudo o que fez e continua a ligar a sua sabedoria a estes dois rapazes incríveis. Eles realmente são um tipo especial e diferente. Você pode apenas ver isso em seus olhos. Continuem o grande trabalho jovens Reis. A visão ainda está muito viva”, conclui.