Home - Sem categoria - Residentes em lares e pessoas com mais de 80 anos recebem quarta dose a partir da próxima semana

Residentes em lares e pessoas com mais de 80 anos recebem quarta dose a partir da próxima semana

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) decidiu antecipar a administração da quarta dose (ou segunda dose de reforço) da vacina contra a covid-19 às pessoas com 80 ou mais anos e às que vivem em estrutura residenciais para idosos. Na segunda-feira arranca já a operação nos lares de idosos e, durante a próxima semana, em dia ainda a definir, começam a ser inoculadas as pessoas com 80 ou mais anos, em centros de vacinação ou nos centros de saúde. A decisão foi tomada “com o objectivo de melhorar a protecção da população mais vulnerável, face ao actual aumento da incidência de casos de covid-19 em Portugal”, explicou a DGS, em comunicado.

A vacinação dos mais idosos com a quarta dose já tinha sido anunciada pelo Governo, mas apenas a partir do final de Agosto ou início de Setembro. Foi antecipada porque o número de novos casos de infecção está a aumentar de forma acentuada nos últimos dias.

A população elegível para a vacinação com a quarta dose ascende a cerca de 750 mil pessoas. Estas “devem ser vacinadas com um intervalo mínimo de quatro meses após a última dose ou após um diagnóstico de infecção por SARS-CoV-2, ou seja, este reforço abrange também as pessoas que recuperaram da infecção”, esclarece a DGS, acrescentando que serão convocadas através de agendamento local, de SMS ou chamada telefónica, como aconteceu noutras fases da operação de vacinação contra a covid-19.

​Ao mesmo tempo, passam também a ser elegíveis para receber uma dose adicional da vacina “as crianças e jovens entre os 12 e 15 anos com condições de imunossupressão”, na sequência de parecer favorável da Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19. Os jovens com estas condições serão vacinados de acordo com orientação e prescrição médica.

 

LEIA TAMBÉM

Dispositivo de protecção civil na Serra da Estrela pode chegar aos 100 operacionais

O Plano de Operações Nacional da Serra da Estrela conta, diariamente, com 18 elementos, um …

“Esta é uma área com empregabilidade na ordem dos 100 por cento”

Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia viu os primeiros dez alunos terminarem o …