Os desfiles com cariz diferente estão marcados para os dias 11 e 13 de Fevereiro de 2024, e prometem, segundo a organização, muitas novidades, alegria, cor e brilho, experiências únicas de folia e diversão, com tradição secular em Canas de Senhorim e de largas décadas em Nelas. O Carnaval no Coração do Dão é um dos principais cartazes turísticos do Concelho e região, com relevante riqueza patrimonial, paisagística, gastronomia e vinho, termalismo e hospitalidade própria das gentes do Concelho de Nelas, e tem o apoio da Câmara Municipal de Nelas, este ano reforçado em mais 10 mil euros, que somando o apoio logístico, é de cerca de 75 mil euros.
Os evento são dois Carnavais singulares, quatro bairros, quatro corsos, centenas de foliões, carros alegóricos originais, muita música e criatividade tornam o Concelho de Nelas no epicentro da tradição carnavalesca, que têm como protagonistas a Associação Recreativa e Cultural do Santo António – Bairro da Igrejae ADRC Cimo do Povo Nelas, em Nelas, e a ARCPaço e União Cultural e Recreativa do Rossio, em Canas de Senhorim, que de há uns meses a esta parte se encontram a preparar os desfiles e carros alegóricos, que prometem encantar e animar todos os presentes e visitantes.
Em Canas de Senhorim, a rivalidade entre o Paço e o Rossio é uma tradição que enche as ruas de cor e música, com marchas compostas por numerosos grupos de foliões, que dão vida a esta “rivalidade” e que culmina com o tradicional despique, na terça-feira de Entrudo, nas quatro esquinas da localidade, onde os foliões de cada bairro puxam pela sua música e canções. Fazem parte das tradições desta localidade, a “Segunda-feira das Velhas”, as noites, os pisões, as paneladas e as batatadas na quarta feira de cinzas com respectiva queima do entrudo.
Na Vila de Nelas, a Associação do Bairro da Igreja e do Cimo do Povo assumem o protagonismo do Carnaval, com uma grande festa carnavalesca, muita alegria e foliões, que começa na Praça do Município e se estende às ruas da vila de Nelas, ao ritmo de música brasileira, culminando em ambiente de festa e alegria, com a troca das rainhas dos dois bairros, na terça-feira de Entrudo. De salientar ainda, a queima do Entrudo, na Quarta-Feira de Cinzas, realizada por cada uma das Associações envolvidas.
E porque a alegria não se resume aos corsos, as noites prometem muita música e animação, desafiando os foliões a dançarem ao ritmo de vários artistas e DJs, em Canas de Senhorim. Paço e o Rossio organizam as “Noites de Entrudo 2024” de 10 a 13 de Fevereiro, no Parque de Feiras e Exposições de Canas de Senhorim, e convidam todos a estarem presentes.