Home - Últimas - Rui Ventura absolvido de sete crimes de peculato, mas condenado ao pagamento de uma multa de 720 euros

Rui Ventura absolvido de sete crimes de peculato, mas condenado ao pagamento de uma multa de 720 euros

O presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, foi hoje absolvido pelo Tribunal da Guarda de sete dos oito crimes de peculato e condenado a 60 dias de multa, no valor total de 720 euros, por um crime de peculato de uso, relacionado com a utilização da viatura do município para se deslocar a uma reunião do Conselho Nacional do PSD.

O acórdão do colectivo de juízes do Tribunal da Guarda revela a juiz-presidente evidenciado que “o Tribunal não declara a perda de mandato por não se preencher os requisitos legais para o efeito”. Ventura, recorde-se, já não se poderá recandidatar nas próximas autárquicas à autarquia de Pinhel por ter cumprido o limite de três mandatos.

Inicialmente, o autarca estava acusado de 32 crimes de peculato, sendo que na fase de instrução “a maioria ficou arquivada, tendo restado cinco de peculato de uso e três de peculato”, pelos quais foi submetido a julgamento. Foi absolvido de sete desses crimes.

O advogado do arguido, Manuel Rodrigues, disse trata-se de “uma batalha jurídica bem-sucedida, mas com sabor amargo” porque entende que uma deslocação de Rui Ventura ao conselho nacional, no qual só participa por ser presidente de câmara, “não consubstancia a prática de qualquer crime e nem o arguido nunca teve a convicção de não estar a actuar de acordo com o direito”. Manuel Rodrigues assegurou, de resto, que vai recorrer desta condenação. “Queremos travar essa batalha jurídica até nas instâncias superiores”, concluiu.

Os crimes imputados a Rui Ventura ocorreram entre 2017 e 2021 e tinham a ver com o uso de uma viatura da Câmara para deslocações particulares, bem como do cartão de crédito autárquico para pagamento de estadias em hotéis e de uma assinatura da Netflix.

LEIA TAMBÉM

Museu-Escola de Aldeia Viçosa abre portas a 1 de Fevereiro para revisitar memórias do ensino primário

Museu-Escola em Aldeia Viçosa inaugura-se a 1 de Fevereiro O novo Museu-Escola de Aldeia Viçosa, …

Nova depressão chega a Portugal no sábado com chuva, vento e neve, avisa IPMA

Após a passagem da depressão GAROE, Portugal continental prepara-se para enfrentar uma nova depressão, que …