Rui Ventura e Walter Chicharro disputam esta quinta-feira a presidência da Turismo Centro de Portugal, ambos com o objectivo de afirmar a região, a nível nacional e internacional, como um destino turístico sustentável.
O Presidente da Câmara de Pinhel, Rui Ventura, candidato apoiado pelo PSD, pretende consolidar a marca Centro de Portugal como símbolo de “diversidade”, promovendo slogans como “um país dentro do país” e apostando na captação de turistas através de um modelo que promova o aumento da estada média e combata a sazonalidade. No seu plano de acção, Ventura propõe a certificação da região como “destino sustentável”, a atracção de investimento e a captação de eventos nacionais e internacionais que possam trazer valor ao território.
O autarca social-democrata apresenta como prioridade a defesa da autonomia da Turismo Centro de Portugal, reforçando a posição da entidade junto do Governo, do Turismo de Portugal e das principais associações do sector. No campo das acessibilidades, compromete-se a ser “um agente activo na defesa da melhoria da mobilidade”, com um enfoque especial na ferrovia.
No que toca à qualificação do sector, Ventura propõe um plano para combater a escassez de recursos humanos, aumentando a capacidade de atracção de instituições e empresas que possam capacitar o tecido empresarial e melhorar a eficiência dos agentes económicos. À semelhança do seu adversário, aposta também no reforço das parcerias transfronteiriças com Espanha, que considera um “mercado de proximidade fundamental”.
Já Walter Chicharro, deputado socialista e ex-Presidente da Câmara da Nazaré, defende o fortalecimento do Centro de Portugal “como destino turístico de referência”, combinando estratégias já definidas com novas propostas que reforcem a inovação, a digitalização, a sustentabilidade e a descentralização turística. O seu plano de acção prevê a criação de conselhos consultivos regionais e de um Conselho Consultivo do Centro, para articular estratégias com as diferentes sub-regiões.
Entre as medidas que considera “cruciais para reforçar a competitividade” da região, Chicharro destaca a cooperação transfronteiriça e a internacionalização, através de parcerias com as regiões espanholas da Extremadura e Castilla y León. Defende ainda a criação de ‘Welcome Centers’ nas principais fronteiras da região com Espanha, bem como postos de informação em Castilla y León e Extremadura, em colaboração com outras entidades de turismo. No plano de expansão internacional, pretende alavancar parcerias estratégicas fora da Europa, com destaque para Brasil, Estados Unidos e China.
O candidato socialista propõe também a criação de uma feira de turismo do Centro de Portugal, que incluirá ‘fan trips’ exclusivas para operadores turísticos e jornalistas, e um reforço da ligação ao sector cinematográfico, com o intuito de transformar a região num destino para produções audiovisuais.
Walter Chicharro inclui ainda no seu programa a expansão do programa Centro Sustentável, com medidas como a “certificação Verde” para empresas, a implementação do Passe Verde e o reforço do turismo inclusivo.
A escolha entre os dois candidatos será feita por um colégio eleitoral composto por cerca de 160 entidades, entre as quais operadores turísticos, organismos do sector e os 100 municípios da região Centro.