Home - Opinião - Salvemo-nos destes “loucos perigosos” ! Autor: João Dinis

Salvemo-nos destes “loucos perigosos” ! Autor: João Dinis

Não é lá muito curial aproveitar o balanço de outro articulista “residente”  no CBS mas, dado o tema, tomo a liberdade de lançar no debate mais uma opinião minha, na sequência do artigo de Carlos Martelo sobre a Paz e a Guerra.

Começo por afirmar que eu gostaria de ter escrito um artigo como esse de Carlos Martelo.  No essencial, concordo com ele e saliento o caminho que abre para pensarmos sobre este assunto vital e civilizacional  da Paz e da Guerra tendo em conta pontos de vista distintos, por diferentes, daqueles com que nos intoxicam o cérebro e o coração os “executivos” e os “mercenários ideológicos” ao serviço dos tais “traficantes da morte”, os donos da  indústria e do comércio dos armamentos.

Sim, pensar diferente, pensar diferente, agir diferente, agir diferente,  é preciso !

Posto isto, quero abordar a “loucura perigosa” de que apresenta manifestos sintomas o presidente da França, o “monsieur” (senhor) Macron de seu nome.

Pois o homem veio declarar um destes dias que a França encara a hipótese de se enviar tropas para a guerra na Ucrânia e não “apenas” armamentos ?!  E, já agora, quanto à compra massiva de armamentos a enviar para esta guerra, comprados fora dos países desta UE e da NATO, “monsieur” Macron não pôde deixar de acautelar os interesses dos seus “patrões” franceses do complexo militar-industrial francês ao recomendar que, em primeiro lugar, se deve apoiar (pelos vistos “no negócio”…) a indústria militar europeia onde a francesa é proeminente…

Enfim, haverá quem queira amaciar atirando esta “loucura perigosa” para afloramentos do tradicional chauvinismo de matriz francesa mas nós é que não vamos nessa…

Para além de quererem aumentar drasticamente o potencial bélico, mortal, envolvido na guerra – os armamentos – e que já matou e condenou ao pior sofrimento centenas de milhar de Pessoas,  Macron ameaça com o envio de tropas, o que significa o envolvimento, no terreno de combate, de forças armadas da NATO. E a seguir ? Que virá ?

A Rússia já disse e por mais do que uma vez que se quiserem fazer desaparecer a Federação Russa não ficarão cá também ou seja, seguir-se-á um conflito nuclear e rebentam com isto tudo !

Eis o que é mais do que vital evitar  !

Afinal, há alguns “loucos perigosos” – mesmo quando o não parecem ser –  alcandorados no poder…

Salvemo-nos pois destes “loucos perigosos” para poder salvar este nosso Mundo !

Mundo que não estando grande coisa como se vê, todavia ainda ninguém “inventou” nada melhor, pelo menos que se veja…

Paz  Sim !    Guerra Não !

Fevereiro 2024

João Dinis, Jano

LEIA TAMBÉM

Vacinas e pandemias. Autor: Luís Monteiro

Mary Wortley Montagu (1689-1762) foi uma escritora e poetisa notável. O nome da aristocrata inglesa …

“Bilhete Postal” desde Vila Franca da Beira e Aldeia Formosa. Edifício da (ex) Escola Primária de Vila Franca da Beira e Aldeia Formosa. Não é “património” do Presidente da Câmara Municipal ou de outros! Autor João Dinis

Vem esta nota prévia a propósito da ainda recente informação vinda a público pela boca …