Não é lá muito curial aproveitar o balanço de outro articulista “residente” no CBS mas, dado o tema, tomo a liberdade de lançar no debate mais uma opinião minha, na sequência do artigo de Carlos Martelo sobre a Paz e a Guerra.
Começo por afirmar que eu gostaria de ter escrito um artigo como esse de Carlos Martelo. No essencial, concordo com ele e saliento o caminho que abre para pensarmos sobre este assunto vital e civilizacional da Paz e da Guerra tendo em conta pontos de vista distintos, por diferentes, daqueles com que nos intoxicam o cérebro e o coração os “executivos” e os “mercenários ideológicos” ao serviço dos tais “traficantes da morte”, os donos da indústria e do comércio dos armamentos.
Sim, pensar diferente, pensar diferente, agir diferente, agir diferente, é preciso !
Posto isto, quero abordar a “loucura perigosa” de que apresenta manifestos sintomas o presidente da França, o “monsieur” (senhor) Macron de seu nome.
Pois o homem veio declarar um destes dias que a França encara a hipótese de se enviar tropas para a guerra na Ucrânia e não “apenas” armamentos ?! E, já agora, quanto à compra massiva de armamentos a enviar para esta guerra, comprados fora dos países desta UE e da NATO, “monsieur” Macron não pôde deixar de acautelar os interesses dos seus “patrões” franceses do complexo militar-industrial francês ao recomendar que, em primeiro lugar, se deve apoiar (pelos vistos “no negócio”…) a indústria militar europeia onde a francesa é proeminente…
Enfim, haverá quem queira amaciar atirando esta “loucura perigosa” para afloramentos do tradicional chauvinismo de matriz francesa mas nós é que não vamos nessa…
Para além de quererem aumentar drasticamente o potencial bélico, mortal, envolvido na guerra – os armamentos – e que já matou e condenou ao pior sofrimento centenas de milhar de Pessoas, Macron ameaça com o envio de tropas, o que significa o envolvimento, no terreno de combate, de forças armadas da NATO. E a seguir ? Que virá ?
A Rússia já disse e por mais do que uma vez que se quiserem fazer desaparecer a Federação Russa não ficarão cá também ou seja, seguir-se-á um conflito nuclear e rebentam com isto tudo !
Eis o que é mais do que vital evitar !
Afinal, há alguns “loucos perigosos” – mesmo quando o não parecem ser – alcandorados no poder…
Salvemo-nos pois destes “loucos perigosos” para poder salvar este nosso Mundo !
Mundo que não estando grande coisa como se vê, todavia ainda ninguém “inventou” nada melhor, pelo menos que se veja…
Paz Sim ! Guerra Não !
Fevereiro 2024