Home - Outros Destaques - Santa Ovaia espera receber um milhar de visitantes no Festival de Sopas

Santa Ovaia espera receber um milhar de visitantes no Festival de Sopas

Santa Ovaia, no concelho de Oliveira do Hospital, acolhe, no próximo sábado, a 12ª edição do Festival de Sopas. O certame, este ano, é organizado pala União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, acredita que vai conseguir atrair cerca de um milhar de visitantes para experimentarem, entre outros sabores, as 28 sopas presentes, provenientes de vários restaurantes, colectividades e da própria autarquia que apresenta duas sopas, dedicadas aos Arguinas.

Este evento, que é já referência no concelho e na região, é procurado, anualmente, por centenas de forasteiros que chegam em busca da diversidade das sopas – desde as mais tradicionais às inovadoras. A gastronomia típica é outra das ofertas que os visitantes vão encontrar no Festival de Sopas de Santa Ovaia, no qual os sabores tradicionais das sopas portuguesas, mas também outros mais arrojados, um lugar central.

Para a prova, os visitantes têm de adquirir o kit do Festival – composto por tigela e colher personalizadas, e um pedaço de broa. Tudo por quatro euros. Um valor que permite também a entrada no recinto situado no polidesportivo da freguesia, localizado no Loteamento Eng. Agostinho Vaz Pato.

“Estamos a contar com cerca de mil visitantes. É precisamente o número de kits que temos disponíveis”, conta o presidente da autarquia Bruno Amado que vê neste evento uma forma de prover Santa Ovaia. “Este é um evento que já ultrapassou as fronteiras do concelho e é conhecido em muitos lados”, conta, rematando que, juntamente com o Festival de Sopas, a Festa do Bodo, que se realiza em Janeiro, é outro dos eventos que tem promovido a União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira.

Além dos sabores tradicionais, a Festa conta também com animação. A festa começa, pelas 18h00, com a actuação do Grupo de Cantares de Melodias e Tradições de Vila Pouca da Beira. Segue-se, às 19h00, a Associação de Cantares de Melodias do Campo de Santa Ovaia. E às 20 horas será altura de degustar as sopas, antecedendo a intervenção dos Irmãos Coragem, 21h30, que encerram o Festival.

LEIA TAMBÉM

CM de Oliveira Hospital volta a anunciar ampliação e remodelação do Centro de Saúde, mas não avança datas

A remodelação e ampliação do edifício do Centro de Saúde da cidade de Oliveira do …

Jorge Mendes apresenta “Monografia histórica de Santa Ovaia”

A Sociedade Recreativa de Santa Ovaia, no concelho de Oliveira do Hospital, acolhe amanhã, pelas …