A 13ª edição do Festival de Sopas de 2024 em Santa Ovaia, concelho de Oliveira do Hospital, atraiu ontem muitas dezenas de pessoas àquela localidade que este ano teve 30 sopas a concurso. Quando questionado sobre o que é que os visitantes poderiam esperar ontem à noite em Santa Ovaia, o presidente da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira responde rapidamente: “Sopas”.
“Esta é a 13ª edição e contamos manter esta dinâmica. Enquanto eu for presidente vai continuar e quem vier a seguir vai seguramente e dar continuidade a este evento que é uma marca desta União de Freguesias”, referiu Bruno Amado, sublinhando que o evento começou com um pequeno acontecimento organizado por uma senhora, Alexandrina Mendes, e que foi crescendo até atingir a actual dimensão.
O evento deste ano primou pela organização. Os visitantes quando chegavam podiam adquirir um dos 1500 kits disponíveis e que incluíam três senhas para o procedimento de degustação das 30 sopas. Este processo, refira-se, encontrava-se dividido em duas partes, a primeira às 20h00 e a segunda às 21h00, contando cada um deles com 15 sopas. A participação foi fundamentalmente de gente da União de Freguesias, mas também de fora. “Temos gente fundamentalmente da União de Freguesias, mas também gente de fora, IPSS e associações”, confessou Bruno Amado, cuja família se apresentou a concurso com duas sopas. “É a sopa dos Amados. Achamos que deveríamos participar”, explica.
O festival contou também com animação musical, mas algo contida devido às consequências dos incêndios que afectaram a região e tiraram a vida a três bombeiros no vizinho concelho de Tábua. O presidente da União de Freguesias Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira manifestou mais uma vez as condolências à família e amigos das vítimas e explicou que a tragédia levou o Grupo de Melodias de Santa Ovaia a tomar a decisão de não actuar. A animação, porém, existiu, particularmente com a actuação dos Irmãos Coragem.