Home - Outros Destaques - Santuário de Vale de Maceira recebe a tradicional romaria de Nossa Senhora das Preces

Santuário de Vale de Maceira recebe a tradicional romaria de Nossa Senhora das Preces

O Santuário de Vale de Maceira, Aldeia das Dez, Oliveira do Hospital, recebe, uma vez mais, no próximo domingo, a tradicional romaria de Nossa Senhora das Preces.

O programa consta de uma parte religiosa, em que a organização destaca a procissão das velas, no dia 6, sábado à noite, e a missa campal seguida de procissão, no dia 7, domingo. O evento conta também com uma parte de animação cultural, com destaque para a II Feira de Artesanato, a actuação da Banda Jovisom e da Filarmónica Fidelidade, além de um Festival de Ranchos Folclóricos.

O Santuário de Nossa Senhora das Preces tem raízes que nos remetem para 1371. Conta-se que, nesse ano, a imagem de Nossa Senhora foi encontrada por uns pastorinhos no alto do monte do Colcurinho. Por esse motivo, apesar dos acessos serem difíceis, este local transformou-se em lugar de peregrinação. A imagem foi transferida, em finais do séc. XVI, para um local com melhores acessos, para uma pequena ermida situada em Vale de Maceira, no local onde veio a ser construído o Santuário. Todavia, para recordar o local onde a imagem de Nossa Senhora foi encontrada pelos pastores, foi edificada uma capela no Alto do Colcurinho.

LEIA TAMBÉM

CM de Oliveira do Hospital mostra imagens do projecto das novas instalações da ESTGOH

A CM de Oliveira do Hospital partilhou hoje algumas imagens do projecto das futuras instalações …

Alvoco apresenta III edição do Arraial Social com um “cartaz de várias gerações e para vários públicos”

Freguesia do concelho de Oliveira do Hospital quer reunir dinheiro para ajudar na Requalificação do …