Home - Desporto - Seia: Oh Meu Deus Ultra Trail Serra da Estrela leva os atletas aos limites a partir de sexta-feira

Seia: Oh Meu Deus Ultra Trail Serra da Estrela leva os atletas aos limites a partir de sexta-feira

O Oh Meu Deus Ultra Trail Serra da Estrela vai para a serra na sexta-feira, em mais uma edição daquela que é a mais antiga corrida de montanha, em Portugal nas míticas distâncias de 100 km e 100 milhas (160 Km). Para os mais bem, preparados existe ainda a uma super distância de 200 km que irá aclamar os finalistas com a categoria de Viriato. Os percursos vão percorrer grande parte do território do município de Seia e vão trazer àquele concelho dezenas de portugueses e estrangeiros, apaixonados por este tipo de corrida de Portugal e do estrangeiro.

Estão já confirmadas a presença de atletas de 15 países: Espanha, França, Brasil, Grécia, Inglaterra, Estados Unidos, Uruguai, Canadá, Reino Unido, Itália, Dinamarca, Luxemburgo, Finlândia, Rússia e Letónia.

O Oh Meu Deus Ultra Trail Serra da Estrela é a corrida precursora das longas distâncias de trail running em Portugal Continental, sendo a primeira com 100 km e 100 milhas. Em 2018 passou a ter mais uma distância emblemática denominada OMD200 (160+40), sendo aclamado “Viriato” o atleta que percorrer esta distância dentro das 44 horas.

Não sendo uma Montanha com grandes altitudes, a Serra da Estrela, é um desafio de alto grau dificuldade. O binómio desnível e o clima podem colocar a corrida num determinado ano em patamares extremos. Se em algumas edições as temperaturas foram amenas, anos houve que foram muito baixas e com chuva. Outros, como em 2022, os termómetros subiram aos 38º.

O OH MEU DEUS tem várias distâncias em disputa para que cada um, no seu estilo, dentro das suas capacidades e objectivos trace o seu desafio.   “Importante, no momento da inscrição, ter a consciência das dificuldades da corrida em montanha, das necessidades e dos riscos que estão intrínsecos aos desafios que exigem esforços prolongados em contextos naturais que podem ser muito difíceis. A montanha é um lugar com alterações climatéricas muito bruscas e por vezes extremas. Podemos passar de temperaturas muito altas para momentos de vento forte, frio intenso e chuva. Fique alerta a todos os avisos que lhe serão fornecidos pela organização”, aconselha a organização.

 

LEIA TAMBÉM

Casa do Povo de Fornos de Algodres passa para alçada da Câmara Municipal

O Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS, I.P.) transferiu para a Câmara Municipal …

“A equipa cresceu muito em termos desportivos nestes dois últimos anos”

A equipa de ciclismo Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua marcou a primeira metade da Volta a Portugal, A …