Home - Últimas - Sistema de ensino Academia@STEM de Mangualde atrai suecos

Sistema de ensino Academia@STEM de Mangualde atrai suecos

Oito elementos, incluindo directores de escolas da Suécia, deslocaram-se a Mangualde para conhecer de perto as práticas da Academia@STEM, um programa com um modelo de ensino inovador, implementado pelo Agrupamento de Escolas de Mangualde, em colaboração com o Município. Esta visita surge depois de, no último ano, dirigentes educativos espanhóis, italianos e croatas se deslocaram a Mangualde para conhecer este programa inovador.

“Pediram-nos para conhecer a nossa Academia@STEM, o que é revelador da importância que este projecto tem na comunidade educativa em geral. Desperta o interesse de europeus, é um exemplo para o mundo”, afirma o vereador da Educação na Câmara de Mangualde, Rui Costa.

Este programa de grande sucesso, o primeiro do país a receber o selo “STEM School Label Expert”, usa metodologias activas, ou seja, os alunos fazem as aprendizagens a partir de actividades práticas, colocando as “mãos na massa”, de forma interdisciplinar e colaborativa, com recurso a tecnologia. Este modelo de ensino tem como parceiros outras instituições de ensino, tal como a Universidade Católica Portuguesa e empresas locais.

Para se inteirarem do projecto, os membros da comunidade educativa estrangeira vestiram a pele de alunos e realizaram, nomeadamente no palácio dos Condes, diversas actividades, relacionadas com Ciências, Matemática e Físico-Química.

No final, os profissionais de educação afirmaram-se surpreendidos com a disponibilidade e envolvimento do município e das empresas locais.

LEIA TAMBÉM

Nelas recebeu “Selo Município Amigo da Juventude”

O Município de Nelas recebeu, na sexta-feira, a distinção “Selo Município Amigo da Juventude”, na …

Subida de temperatura e risco elevado de incêndios no interior nos próximos dias

Distrito da Guarda em aviso amarelo devido ao calor

O distrito da Guarda vai ser um dos que vão estar entre as 12h00 de …