Home - Sociedade - Cultura - Sociedade Musical Estrela Da Beira homenageia maestros no FILARMONIAS 2024

Sociedade Musical Estrela Da Beira homenageia maestros no FILARMONIAS 2024

No âmbito da terceira edição do projecto municipal FILARMONIAS, a Sociedade Musical Estrela Da Beira (SMEB), de Santa Marinha, irá apresentar-se no palco da Casa Municipal da Cultura a 20 de Julho, pelas 21h30, com o espectáculo “Magister – O tributo” e aproveitar para homenagear nesta edição os seus últimos maestros. É, segundo a organização, uma forma de celebrar o legado que inspirou gerações de músicos. Entre os nomes que neste dia serão celebrados, estão José Nobre, José Conde, António Ressurreição, Miguel Gonçalves, João Oliveira e o Maestro Virgílio Silva.  O concerto será ainda enriquecido com a participação especial da Maestrina Diana Dias.

Fundada em 1846, a Sociedade Musical Estrela Da Beira possui um legado de 177 anos de dedicação à música e à cultura no concelho. “Ao longo dos anos, tem sido um pilar na promoção da música e cultura, além de incentivar a responsabilidade e o desenvolvimento pessoal entre os jovens músicos, inspirados pelo exemplo dos seus maestros”, refere uma nota da CM de Seia.

O projecto “Filarmonias”, criado em 2022 pelo município de Seia, tem como objectivo divulgar e valorizar as cinco colectividades musicais do concelho. Estas bandas filarmónicas, muitas delas centenárias, desempenham um papel essencial na formação musical e na vida cultural das comunidades locais.

A edição de 2024 do projecto “Filarmonias” teve início a 24 de Abril com a Banda Torroselense Estrela D’Alva. O segundo concerto será realizado pela Sociedade Musical Estrela Da Beira a 20 de Julho. Seguem-se as actuações da Banda de Santa Cecília de São Romão a 15 de Setembro, da Filarmónica 1.º de Janeiro de Carragozela a 27 de Outubro, da Banda Torroselense Estrela D’Alva a 17 de Novembro e, encerrando esta edição, da Sociedade Recreativa Musical Loriguense a 8 de Dezembro.

LEIA TAMBÉM

Nelas recebeu “Selo Município Amigo da Juventude”

O Município de Nelas recebeu, na sexta-feira, a distinção “Selo Município Amigo da Juventude”, na …

Subida de temperatura e risco elevado de incêndios no interior nos próximos dias

Distrito da Guarda em aviso amarelo devido ao calor

O distrito da Guarda vai ser um dos que vão estar entre as 12h00 de …