… que desfilaram no palco principal com bens doados ao Banco de Recursos Sociais de Oliveira do Hospital.
Uma «noite de coisas bonitas» que pretendeu homenagear o trabalho de várias instituições de Oliveira do Hospital, bem como os utentes das mesmas, familiares e colaboradores, provando a boa resposta da comunidade e a qualidade das roupas doadas ao Banco de Recursos Sociais destinadas a várias situações de precariedade social.
Por entre muita animação, rimas e música popular, o vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) quis realçar o «impagável apoio, colaboração e disponibilidade» das IPSS e o «carinho e apoio diário» prestado aos utentes.
A Gala Social uniu várias gerações numa causa. «A causa de ajudar», referiu José Francisco Rolo, salientado valores como família, afeto, diálogo e respeito que tem «uma grande família como as IPSS’s», explicou Francisco Rolo. A participação dos utentes de 14 IPSS do concelho ficou marcada pela também participação de familiares que, em palco, envergaram t-shirt’s alusivas ao “Movimento Vida”, lançado por Carlos Martins, que se tornou também num «movimento público e de solidariedade nacional», como sublinhou Francisco Rolo.
António Martins, irmão do futebolista oliveirense, fez questão de agradecer o «apoio prestado» e toda a retribuição. A próxima ação de recolha de sangue e medula óssea junto dos visitantes da ExpOH está agendada para 5 de agoosto (domingo) e o responsável pelo Movimento Vida fez questão de apelar ao público: «apareçam porque Ser Herói está no Sangue!».
Nunca esquecendo a solidariedade social, a ExpOH abraçou ainda a iniciativa «1 litro de esperança, um quilo de amor», que pretendeu recolher alimentos para as famílias mais carenciadas do concelho. A noite contou também com a presença da Tuna de Meruge no palco principal e do Grupo de Cantares da Casa do Povo de Nogueira do Cravo e a Tuna da Sociedade Recreativa Penalvense no palco secundário.
Renata Rodrigues