Home - Últimas - Sortelha recebe unidades de alojamento que procuram unir a história do património cultural português ao turismo eco-friendly….

Sortelha recebe unidades de alojamento que procuram unir a história do património cultural português ao turismo eco-friendly….

A Story Studio abriu sete unidades de alojamento na aldeia histórica de Sortelha, bem no centro de Portugal, no concelho do Sabugal, onde foi dada prioridade à eco-eficiência e o eco design são os protagonistas. Estão ainda a ser renovados 17 studios com tipologias T0, T1 e T2, num investimento total que ultrapassa os dois milhões de euros. Estas unidades estão a ser remodeladas seguindo a traça e a história de uma construção secular, numa fusão com conceitos arquitectónicos contemporâneos, para que o conforto seja rei e a experiência inesquecível.

“O projecto, assinado pelo Arquitecto Gonçalo Louro, assenta na reabilitação de vários edifícios que se encontravam devolutos (alguns dos quais em ruínas) em 17 unidades de alojamento turístico nesta vila medieval, assegurando diversas soluções de arquitectura, eco-eficiência e eco design, que reforçam o compromisso da marca com os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em linha com os requisitos da ‘Biosphere’ e com o reconhecimento enquanto marca ‘Sustainable Engaged’ atribuído pelo Turismo de Portugal na Bolsa de Turismo de Lisboa, no âmbito do ‘Programa Empresas Turismo 360º’”, refere o investidor.

“O conceito de arquitectura adoptado estabelece o compromisso entre o respeito integral da identidade arquitectónica dos imóveis no espaço em que se inserem e a sua adaptação à finalidade turística. O processo de reabilitação das casas assegurou a preservação das características arquitectónicas e ambientais, para salvaguarda do património cultural e histórico colectivo desta vila medieval. O projecto de decoração e tematização do conceito é da autoria da Arquiteta de Interiores Teresa Pinto Ribeiro e, desde o primeiro esboço, que o projecto procura mobilizar os recursos e os materiais endógenos, valorizando assim as actividades económicas locais”.

As 17 unidades de alojamento turístico devem ter uma capacidade para um total de 56 hóspedes, todas com kitchenette equipada, casa de banho pontuadas com detalhes singulares, piso radiante e lareira a bio etanol, proporcionando experiências exclusivas.

“Esta abertura em Sortelha é mais um passo firme da empresa no sentido de concretizar a estratégia de expansão da marca. Desta forma, e após a abertura dos primeiros studios em Sortelha, está já em preparação a abertura dos restantes até Maio”, refere a promotora do projecto, Márcia Vilar, sublinhando que “até ao final do ano, a Story Studio vai ainda abrir mais três unidades de alojamento turístico na Aldeia Histórica de Monsanto, reforçando assim a presença da marca na rede de Aldeias Históricas de Portugal”.

Esta nova rede de alojamento turístico tem, asseguram, preocupações ambientais, procurando manter e reabilitar o património histórico-cultural milenar português.

O projecto de investimento da Story Studio em Sortelha foi objecto de uma candidatura à “Call 202020-Turismo Territórios Baixa Densidade” da Turismo Fundos, tendo sido reconhecido pelo seu carácter inovador e distintivo, bem como pela capacidade em contribuir para a regeneração e dinamização de Sortelha.

LEIA TAMBÉM

Espectáculo multimédia “As músicas que os vinhos Dão” anima 23 ª Feira de Vinho do Dão de Nelas

Dezanove empresas do concelho de Nelas distinguidas com estatuto de PME Líder

O Concelho de Nelas viu este ano distinguidas 19 empresas com o estatuto de PME …

Monumento com cravo gigante evoca 25 de Abril em Tábua

A instalação de um monumento na Rotunda da E.N. 17, no nó de acesso ao …