A apresentação Pública dos projectos que participaram no 1º Bootcamp de aceleração de negócios de Turismo de Tábua, onde 6 startups apresentaram os seus Pitches finais, decorreu ontem no auditório do Espaço Cultiva, incubadora de empresas, em Tábua.
O Bootcamp de Tábua, segundo uma nota da autarquia, é um programa de aceleração pensado para apoiar startups e empreendedores nas áreas de Turismo Rural, Turismo de Aventura, Turismo Cultural, Ecoturismo, Turismo Gastronómico, Enoturismo, Turismo de Saúde, no desenvolvimento dos seus modelos de negócio, através de uma metodologia de capacitação, mentoria e criação de redes de contactos. Esta 1ª edição de âmbito municipal foi centrada em territórios de baixa densidade. Os destinatários foram empreendedores que promovem projectos de Turismo na região.
Este programa foi promovido pela Câmara Municipal de Tabua, o Espaço Cultiva – incubadora de empresas e contou com o apoio dos Territórios Criativos, atendendo às prioridades estratégicas do município no sector do Turismo. “Pretendemos, com este primeiro Bootcamp, atrair mais projectos que possam impulsionar ainda mais o turismo local. Falta-nos um operador turístico que crie sinergias e parcerias entre aqueles que oferecem serviços relacionados ao turismo e aqueles que podem desenvolver negócios relacionados com o sector.” – afirma David Pinto, vereador com o pelouro do turismo na Câmara Municipal de Tábua.
No 1º Bootcamp de aceleração de negócios de turismo de Tábua, os seis finalistas fizeram a suas apresentações perante um painel de jurados composto por Alexandre Almeida (Instituto Pedro Nunes), Diana Aquino (Grupo Aquinos), Rui Almeida (Associação Empresarial da Região de Viseu) e Cátia Sá (Budwing).
“O Bootcamp foi incrível; deu-nos uma visão do futuro para o nosso negócio, a nossa empresa. Antes deste Bootcamp, nunca tínhamos considerado abrir algo deste tipo ou aventurar-nos em algo deste calibre. Foi a melhor coisa que nos aconteceu até agora, porque com o dinheiro do prémio vamos conseguir começar o nosso projecto.” – afirmam João Simão e Bruna Costa do projeto Lovita, vencedor do programa.
O 2º lugar foi conquistado pelo projecto Villa dos Mirtilos, dos empreendedores Pedro Oliveira, Maria Reis, Marta Oliveira e João Reis e o 3º lugar foi atribuído ao projecto Quinta de São Jacinto da empreendedora Cátia Soares.
“O território de Tábua e a autarquia pretendem, efectivamente, com estes programas, impulsionar o conceito turístico. Não só a parceria que temos com os Territórios Criativos, mas também o que foi feito com o Bootcamp, que nos permite, no espaço CULTIVA, atrair novas ideias, empreendedores e potenciar efectivamente aqueles que querem apresentar novos projectos para o território.”, afirma Ricardo Cruz, Presidente da autarquia de Tábua.