Home - Outros Destaques - Tempestade “Martinho” provocou 61 ocorrências no concelho de Oliveira do Hospital

Tempestade “Martinho” provocou 61 ocorrências no concelho de Oliveira do Hospital

A tempestade “Martinho”, que atravessou o país durante a madrugada, causou 61 ocorrências no concelho de Oliveira do Hospital, sem registo de feridos ou desalojados, informou a Câmara Municipal. De acordo com a autarquia, a maioria das situações envolveu quedas de árvores, estruturas e muros, provocando danos em coberturas de infra-estruturas públicas e privadas. A tempestade causou ainda cortes de estradas, com especial incidência na Estrada Nacional 17, principal via de acesso a Oliveira do Hospital, e interrupções no fornecimento de energia e comunicações devido à queda de postes.

Entre as ocorrências registadas, destacam-se 32 quedas de árvores, 28 quedas de estruturas e um deslizamento de terras. No terreno estiveram 56 operacionais da Protecção Civil Municipal, Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital e de Lagares da Beira, bem como elementos da GNR, apoiados por 19 veículos.

As freguesias mais afectadas foram Aldeia das Dez, Lourosa, Nogueira do Cravo, Seixo da Beira, União de Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca da Beira, União de Freguesias de Oliveira do Hospital e São Paio de Gramaços, União de Freguesias de Penalva de Alva e São Sebastião da Feira e União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira.

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, sublinhou que, desde a noite anterior, os diversos serviços municipais foram mobilizados para o terreno, estando a desenvolver “todos os esforços para acudir às várias solicitações”. O autarca garantiu que os serviços envolvidos “estão presentes e empenhados” em restabelecer a normalidade “com a maior brevidade”, num trabalho coordenado entre a Protecção Civil Municipal, Bombeiros, GNR e as Juntas e Uniões de Freguesia.

A autarquia anunciou ainda o encerramento dos parques verdes da cidade – Parque do Mandanelho e Parque dos Marmelos – e a limitação do acesso ao Parque de Merendas e ao Camping Car Serra da Estrela, em Senhor das Almas.

O Município de Oliveira do Hospital apelou à colaboração da população e ao cumprimento das indicações da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, alertando que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a previsão aponta para a continuação de chuva forte nos próximos dias.

LEIA TAMBÉM

“Quero levar as causas do interior ao Parlamento”: Maria Guiomar Sarmento, candidata de Oliveira do Hospital nas listas da AD por Coimbra

Maria Guiomar Sarmento ocupa o 10º lugar nas listas da Aliança Democrática (AD) pelo círculo …

Oliveira do Hospital Alarga Horário de Funcionamento de Estabelecimentos de Restauração e Bebidas Durante a Páscoa

Horário de encerramento foi alargado para apoiar a economia local durante as festividades da Páscoa. …