Home - Outros Destaques - Um vinho em honra de Oliveira do Hospital

Um vinho em honra de Oliveira do Hospital

O Grupo Tavfer aproveitou a Festa do Queijo para lançar um vinho dedicado a Oliveira do Hospital ao qual deu o nome de uma das personagens históricas mais relevantes do concelho: Domingos Joanes. Trata-se de uma edição limitada a 200 garrafas de um vinho com castas seleccionadas do Douro e Dão (touriga nacional e tinta cão).

“Esta iniciativa é uma forma da Tavfer colocar no mercado vinhos de qualidade e que dão a conhecer aspectos importantes das diversas localidades do nosso interior”, explica o empresário Nuno Tavares Pereira, um dos administradores do grupo liderado por Fernando Tavares Pereira. Neste caso a escolha recaiu sobre Domingos Joanes, Senhor de Touriz, lugar da Freguesia da Vila de Midões, no concelho de Tábua, e que se encontra sepultado na Capela dos Ferreiros, anexa à Igreja Matriz de Oliveira do Hospital, lado a lado com a sua mulher, Domingas Sabichais (as figuras de ambos os doadores se encontram representadas no retábulo do altar da capela).

Existe também, colocada numa insula ao fundo da capela, uma pequena estátua equestre, representando o mesmo cavaleiro com o seu escudo brasonado no braço esquerdo, completamente armado e equipado para entrar em combate. As Armas de Domingos Joanes são: de azul, com uma aspa de prata acompanhada de quatro flores de lis de ouro; timbre: uma aspa de prata com uma das flores de lis entre os braços superiores.

LEIA TAMBÉM

Alvoco celebra os 50 anos do 25 de Abril com várias iniciativas

“Alvoco sempre foi uma terra onde a Democracia se preservou. Com estes eventos que iremos …

ESTGOH e ESEC lançam mestrado conjunto em Gestão em Turismo e Inovação Territorial

A Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) e a Escola Superior de Tecnologia e …