Home - Últimas - Vergílio Ferreira morreu há 28 anos e CM de Gouveia prepara-se para inaugurar na localidade de Melo a Casa Para Sempre – Vergílio Ferreira

Vergílio Ferreira morreu há 28 anos e CM de Gouveia prepara-se para inaugurar na localidade de Melo a Casa Para Sempre – Vergílio Ferreira

Câmara Municipal de Gouveia prepara-se para inaugurar, em Melo, a Casa Para Sempre – Vergílio Ferreira, na aldeia natal do escritor Vergílio Ferreira. “Será um espaço dinâmico, dedicado à vida e à arte literária do autor de Até Ao Fim. Apesar de incluir necessariamente uma componente museológica, o principal foco da casa incidirá na criação de experiências que tornem a sua escrita e pensamento relevantes para o visitante, tentando comprometê-lo com aquele lugar de forma emocional e afectiva”, refere a autarquia.

Vergílio Ferreira morreu a 1 de Março de 1996 na sua casa, em Lisboa, e foi sepultado em Melo, concelho de Gouveia, a sua aldeia, “virado para a serra”, como o próprio tinha solicitado. Escritor, ensaísta e professor foi um dos fundadores do romance português contemporâneo. O escritor, que nos anos 40 cortou com o neo-realismo dominante em Portugal, publicou mais de 40 livros.

Em Outubro realizar-se-á a III edição do Festival Em Nome da Terra, destinado a leitores de todas as idades propondo um programa que inclui um conjunto diversificado de iniciativas que irão decorrer em espaços formais e informais, promovendo o diálogo e a proximidade entre livros, escritores e leitores.  O programa que inclui visitas de autores e ilustradores às escolas, mediação de leitura para professores, educadores e pais, apresentação de livros, conversas com escritores, exposições, concertos e até percursos guiados pela palavra “vergíliana”.

LEIA TAMBÉM

Espectáculo multimédia “As músicas que os vinhos Dão” anima 23 ª Feira de Vinho do Dão de Nelas

Dezanove empresas do concelho de Nelas distinguidas com estatuto de PME Líder

O Concelho de Nelas viu este ano distinguidas 19 empresas com o estatuto de PME …

Monumento com cravo gigante evoca 25 de Abril em Tábua

A instalação de um monumento na Rotunda da E.N. 17, no nó de acesso ao …