Home - Últimas - Vila Franca da Serra recebeu a tradicional Bênção dos Rebanhos

Vila Franca da Serra recebeu a tradicional Bênção dos Rebanhos

A freguesia de Vila Franca da Serra, no concelho de Gouveia, acolheu ontem a final da tarde, junto à capela de Santo António, a tradicional Bênção dos Rebanhos, no qual os pastores fizeram o devoto pedido por boas pastagens, com vista à boa alimentação, saúde e protecção dos rebanhos. Mais uma vez, foram muitos aqueles que se propuseram a assistir e a viver esta experiência única, através da descoberta de uma das mais simbólicas actividades do pastoreio. Ao pedido da ajuda divina, sucedeu-se uma merenda comunitária, onde foi possível saborear produtos regionais.

Mas antes, com encontro junto à Fonte da Bica, o programa iniciou-se com uma caminhada pelo percurso local do Penedo Massorro, que se estendeu ao longo de cerca de cinco quilómetros, permitindo aos participantes contemplarem a paisagem agrícola e natural da envolvente da freguesia.

Incluída na rede cultural “Terras da Transumância” – integrada pelos municípios de Castro Daire, Gouveia, Seia e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21 – a Bênção das Ovelhas é uma iniciativa resultante da parceria do Município de Gouveia e da Junta de Freguesia de Vila Franca da Serra.

LEIA TAMBÉM

Nelas recebeu “Selo Município Amigo da Juventude”

O Município de Nelas recebeu, na sexta-feira, a distinção “Selo Município Amigo da Juventude”, na …

Subida de temperatura e risco elevado de incêndios no interior nos próximos dias

Distrito da Guarda em aviso amarelo devido ao calor

O distrito da Guarda vai ser um dos que vão estar entre as 12h00 de …