A freguesia de Vila Nova de Tazem, no concelho de Gouveia, irá receber, nos dias 27,28 e 29 de Setembro, a V Feira Gastronómica – Alambicada, um evento que visa estimular e divulgar a Alambicada, um prato de sabor distinto e requintado, tradicionalmente confeccionado em Vila Nova de Tazem e cuja preparação, uma herança ancestral de alguns eleitos, é um segredo bem guardado.
Esta iguaria à base de carne de borrego e vinho branco é cozinhada em fogo lento e fogueira a lenha. Um processo demorado e sob pressão, semelhante ao da preparação da aguardente em alambique, do qual herdou o nome (Alambicada), que lhe confere um paladar considerado pelos especialistas “especial e inigualável.
Confeccionada na tradicional panela de ferro, depois de serem aí colocados os ingredientes, é tapada com um alguidar de alumínio e vedado com massa de centeio evitando assim a evaporação. Neste recipiente é colocada água, à medida que esta se vai evaporando, é acrescentada mais água, funcionando como um alambique. Após a sua confecção, a Alambicada é servida acompanhada com batatas cozidas com pele.
Para além da gastronomia de excelência, fazem parte do programa da festa grupos de animação musical, animação cultural e uma feira de artesanato onde os produtores locais poderão mostrar o que de melhor esta região tem para oferecer.
A Feira Gastronómica – Alambicada é uma iniciativa da Casa do Povo de Vila Nova de Tazem, em parceria com a Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem, o Instituto de Gouveia-Escola Profissional e o Município de Gouveia, contando também com a colaboração de várias instituições e colectividades locais.