Home - Últimas - Vinhos do concelho de Gouveia premiados em noite de gala

Vinhos do concelho de Gouveia premiados em noite de gala

Os vinhos do concelho de Gouveia destacaram-se com ouro na Gala do XV Concurso “Os Melhores Vinhos do Dão”, que decorreu na noite de ontem, 05 de Julho, nos claustros dos Paços do Concelho, em Gouveia. O evento, organizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVRDÃO) em parceria com o Município de Gouveia, contou com a presença do ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.

No total estiveram 36 vinhos do Dão a concurso e entre os 29 vinhos distinguidos com a medalha de ouro encontram-se seis gouveenses: Villa Oliveira Tinto 2016, o Descoberta Tinto 2021, ambos da Casa da Passarella, Lda, o Casa Américo Tinto 2018, o Casa Américo Tinto 2020, da Seacampo – Sociedade Agrícola, Lda e o Touriga Nacional 2018 da Quinta da Ponte Pedrinha. Na categoria de Vinhos Brancos destacou-se, também, O Enólogo Branco 2022, da Casa da Passarella, Lda.

Esta iniciativa cumpriu este ano a 15ª edição e, segundo a organização, continua a premiar a qualidade e excelência dos vinhos produzidos na região do Dão.  Os vinhos distinguidos destacaram-se de um conjunto de 169 amostras, de 42 produtores, inscritos nas categorias de vinhos brancos de lote, vinhos tintos de lote, vinhos varietais e espumantes, que foram previamente avaliados, em concurso decorrido nos dias 25 e 26 de Junho, por um painel de jurados constituído por 25 elementos de várias áreas de conhecimento.

“Estas iniciativas são essenciais para a afirmação e coesão dos territórios e que esta sinergia de forças é fundamental para motivar os agentes económicos a trabalharem mais e melhor”, sublinhou o ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, depois do presidente da Câmara Municipal de Gouveia ter “felicitado os produtores presentes, uma vez que é por eles e para eles que esta festa acontece”.  Já o Presidente da CVRDão agradeceu à Câmara Municipal de Gouveia, enquanto anfitriã deste evento, salientando que este concurso tem demonstrado ter bastante relevância no panorama vitícola nacional. “E isso comprova-se pelo crescente número de produtores que submeteram os seus vinhos a prova”, rematou Arlindo Cunha.

LEIA TAMBÉM

Nelas recebeu “Selo Município Amigo da Juventude”

O Município de Nelas recebeu, na sexta-feira, a distinção “Selo Município Amigo da Juventude”, na …

Subida de temperatura e risco elevado de incêndios no interior nos próximos dias

Distrito da Guarda em aviso amarelo devido ao calor

O distrito da Guarda vai ser um dos que vão estar entre as 12h00 de …