Home - Nacional - Onda de frio aumenta, podendo ir a cinco graus negativos e Protecção Civil recomenda precauções

Onda de frio aumenta, podendo ir a cinco graus negativos e Protecção Civil recomenda precauções

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) emitiu hoje um aviso à população devido à previsão de tempo frio, com “temperaturas abaixo de normal para a época”, alertando para as medidas preventivas a adoptar. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê até ao próximo fim-de-semana, tempo frio e seco, com temperaturas “mínimas abaixo do normal para a época”, podendo as temperaturas mínimas descer abaixo dos cinco graus Celsius no Interior.

A Protecção Civil chama a atenção para a necessidade de ter “especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo”. ANPC recomenda também especial atenção aos aquecimentos com combustão, como braseiras e lareiras, uma adequada ventilação das habitações e a não utilização de dispositivos de aquecimento durante o sono.

ANPC destaca também as recomendações da Direcção-Geral da Saúde, nomeadamente  apara que se evite a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura, o uso de várias camadas de roupa, a ingestão de sopas e bebidas quentes, evitando o álcool, que proporciona uma falsa sensação de calor.

No que respeita à condução, as autoridades alertam para a possibilidade de piso escorregadio devido à formação de geada, em especial nas regiões do interior e visibilidade reduzida em zonas de nevoeiro, intoxicações por inalação de gases e incêndios em habitações. Como medidas preventivas a adoptar pela população, a ANPC refere ainda que se deve ter “atenção à condução em locais onde se forme gelo na estrada, adoptando uma condução defensiva”.

LEIA TAMBÉM

A 25

Parlamento aprovou fim das portagens nas ex-Scut

Os deputados aprovaram esta quinta-feira uma proposta do PS para eliminação das portagens nas ex-Scut. PSD e …

Investigadores estudam novo fármaco para o tratamento do Parkinson

Uma equipa de investigadores do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) …