Home - Últimas - Pedrogão Grande pode seguir o caminho de Penacova e abandonar APIN
Mistério do consumo de mais de 1300 litros de água por dia em casa desabitada em Andorinha continua e proprietários ainda não sabem se vão ter ou não de pagar

Pedrogão Grande pode seguir o caminho de Penacova e abandonar APIN

A Assembleia Municipal de Pedrógão Grande, que se reúne terça-feira, vai votar uma proposta para o concelho sair da Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (APIN), acompanhando o município de Penacova.A proposta é apresentada pela bancada do PSD, partido que colocou, em 2013, o actual presidente, Valdemar Alves, na liderança do concelho, um autarca que em 2017 se transferiu para o PS.

Os autarcas social-democratas preconizam “imediata resolução do contrato de gestão delegada” outorgado entre o Município de Pedrógão Grande e a APIN (Ansião, Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Penela e Vila Nova de Poiares). Sucessora de uma dezena de municípios na distribuição de água ao domicílio, fornecimento de saneamento de águas residuais e gestão do lixo, a APIN e Penacova são protagonistas de uma demanda devido à saída do concelho da Empresa Intermunicipal.

A Câmara penacovense – cujo timoneiro, Humberto Oliveira (economista), presidiu à APIN – invoca um parecer jurídico, da autoria de Paulo Veiga e Moura, para declinar indemnizar a Empresa Intermunicipal, respondendo esta com a cláusula 28ª. do contrato de gestão delegada.

LEIA TAMBÉM

Universidade de Coimbra aposta na regeneração de óleos lubrificantes usados através de CO2 de instalações industriais

Um grupo de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) …

IP avisa para riscos da electrificação da Linha da Beira Alta no troço Mangualde-Celorico da Beira a partir de segunda-feira

A Infra-estruturas de Portugal (IP) informou que a partir de segunda feira irá iniciar-se o …