Home - Últimas - Atribuído primeiro terreno de banco de terras para pastor explorar leite para queijo DOP Serra da Estrela

Atribuído primeiro terreno de banco de terras para pastor explorar leite para queijo DOP Serra da Estrela

O “Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro” e do Banco de Terra pastores promovido pela COAPE – Cooperativa Agro-pecuária dos Agricultores de Mangualde, atribuiu a primeira exploração para a instalação de um pastor que irá investir na produção de leite de ovelha da raça autóctone Serra da Estrela que a partir de agora passa a estar incluído em territórios de produção DOP. Este é um projeto levado a cabo pela COAPE que permite facilitar o acesso à terra nos municípios de Mangualde, Viseu, Nelas, Seia, Gouveia, Fornos de Algodres e Penalva do Castelo aos novos empreendedores rurais que se queiram dedicar à pastorícia, evitando o abandono e degradação das paisagens e contribui para o crescimento e sustentabilidade da economia de base rural.

O presidente da COAPE sublinha a “importância do banco de terras no apoio concreto na revitalização da atividade da pastorícia e na manutenção das raças autóctones”. O objectivo é “aumentar aprodução de leite das raças autóctones, Bordaleira e Churra Mondegueira no território, ao permitir que novos empresários agrícolas possam investir na fileira ou, aos já existentes, para que possam aproveitar as terras disponíveis e subaproveitadas. Rui Costa refere que a COAPE estará sempre na linha da frente, junto dos seus produtores, na procura de novas abordagens inovadoras que promovam benefícios económicos e ambientais”, adianta o responsável.

No caso específico do pastor que teve agora a atribuição de uma exploração, esta reveste-se de especial importância. Devido ao facto de a zona de pastagem do seu rebanho estar anteriormente localizada fora da região DOP Serra da Estrela estava impossibilitado de fornecer matéria-prima para a produção deste queijo DOP, mesmo apesar de o jovem pastor já ter um rebanho da raça Serra da Estrela – é só com o leite destes animais que é possível produzir queijo com DOP Serra da Estrela. Com este arrendamento da exploração através dobanco de terras para pastores da COAPE abre uma nova oportunidade. “Vou passar a conseguir ter uma fonte de rendimento certa, fazer o que realmente gosto e até aumentar a produção dentro da região DOP” com o fornecimento de matéria-prima a várias queijarias certificadas para fabricação de queijo com DOP Serra da Estrela, adiantou Vítor Pais Almeida, pastor a quem foi atribuída a exploração do terreno.

 

LEIA TAMBÉM

Governo prolonga prazo para limpeza de terrenos rurais e florestais até ao fim de Maio

O Governo decidiu hoje prorrogar por mais um mês, até 31 de Maio, o prazo …

Arganil: Praia Fluvial da Cascalheira renova pela oitava vez seguida Bandeira Azul e Coja recupera galardão

A praia fluvial da Cascalheira, em Secarias, vai hastear a Bandeira Azul, pelo oitavo ano …