Home - Últimas - 47 utentes do lar de Foz Côa infectados com COVID-19

47 utentes do lar de Foz Côa infectados com COVID-19

Os testes realizados aos 62 utentes do Lar de Idosos da Misericórdia de Foz Côa, no distrito da Guarda, registou que 47 dos idosos testaram positivo para a COVID-19.  Esta situação considerada dramática surge depois da morte de um  utente de 99  anos e do internamento  de um outro com 92 anos.  Dos 45 funcionários, 17 também deram positivo e encontram-se de quarentena.

O provedor da instituição, António Morgado, está agora numa situação complicada porque o Hospital da Guarda não se mostrou disponível para internar todos os idosos. “O Hospital quer que fiquemos a tratar os idosos infectados por estarem na maioria assintomáticos, mas não temos condições para isso”, confessou perplexo António Morgado. “Serei mesmo forçado a chamar o INEM porque nós não podemos ficar com estes idosos doentes”, referiu.

.”A nossa unidade não tem condições para ficar aqui com com estes utentes”, lamentou, mostrando algum desespero. “Não temos pessoal, nem equipamento e  ULS da Guarda não nos dá uma resposta. Dos três enfermeiros que trabalham na instituição um está infectado e outro de quarentena. Isto é dramático”, sublinhou.

“Têm de ter tratamento de profissionais de saúde, com equipamento, não podem ser enviados para o Lar”, continuou António Morgado, sublinhando que os 47 utentes, alguns deles estão acamados e outros em cadeiras de rodas. “Nós não temos como dar resposta. Espero que alguém nos ouça”, apelou.

LEIA TAMBÉM

A 25

Parlamento aprovou fim das portagens nas ex-Scut

Os deputados aprovaram esta quinta-feira uma proposta do PS para eliminação das portagens nas ex-Scut. PSD e …

Investigadores estudam novo fármaco para o tratamento do Parkinson

Uma equipa de investigadores do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) …