Home - Economia - Autarcas lamentam cancelamento da barragem de Girabolhos e pedem compensações ao Governo e à Endesa

Autarcas lamentam cancelamento da barragem de Girabolhos e pedem compensações ao Governo e à Endesa

Os presidentes das Câmaras Municipais de Gouveia, Mangualde, Nelas e Seia lamentaram hoje que o Governo tenha tomado a medida de cancelar o projecto de Aproveitamento Hidroeléctrico de Girabolhos. Os autarcas, num comunicado conjunto, lamentam e garantem que já fizeram saber, durante uma reunião que tiveram hoje “com os promotores e o Sr. Ministro e Secretário de Estado do Ambiente”, que estão contra esta tomada de posição.

“Estranha-se que ao longo do processo de reavaliação do Plano Nacional de Barragens, não tenha sido dada qualquer explicação aos municípios”, pode-se ler na missiva, na qual os autarcas daqueles concelhos solicitam agora medidas de compensação para as populações atingidas.

“Exigir ao Governo e ao Grupo Endesa um conjunto de medidas de compensação para as comunidades atingidas com esta decisão, uma vez que durante décadas foram criadas altas expectativas sobre o projecto e constrangimentos inerentes a uma obra desta natureza e dimensão”, refere o comunicado, adiantando que os presidentes daqueles municípios já estão “a efectuar contactos com os responsáveis governamentais do Ministério do Ambiente e da empresa Endesa, no sentido de, a muito curto prazo, verem concretizados nos seus territórios, junto das suas comunidades, as referidas medidas de compensação e de minimização dos impactos económicos e sociais negativos desta decisão que acaba de ser anunciada”.

Os autarcas frisam ainda que é necessário garantir às “populações que, no que respeita às expropriações por utilidade pública já efectuadas, bem como pelos trabalhos preparatórios de construção da Barragem em curso, não haverá qualquer prejuízo nem para os proprietários em causa, nem para as comunidades que não deixarão, com qualidade, de utilizar os acessos já concretizados”, sublinham.

LEIA TAMBÉM

Rali de Portugal é um produto turístico “de excelência” para o Centro de Portugal 

Coimbra, Figueira da Foz, Mortágua, Lousã, Góis e Arganil assinaram contrato-programa que oficializa a passagem …

Feira de Orientação Escolar de Penacova juntou 20 instituições de ensino, GNR, exército e força aérea 

A terceira Feira de Orientação Escolar e Profissional de Penacova abriu hoje, no Pavilhão Aniceto …