Home - Últimas - GNR apreendeu 250 quilos de pinhas mansas em Mangualde e levantou auto de contra-ordenação a homem de 55 anos

GNR apreendeu 250 quilos de pinhas mansas em Mangualde e levantou auto de contra-ordenação a homem de 55 anos

O Comando Territorial de Viseu da GNR no concelho de Mangualde, na sexta-feira, apreendeu cerca de 250 quilos de pinhas mansas, Pinus pinea e levantou um auto de contra-ordenação a um homem de 55 anos que se encontrava a colher pinhas mansas fora do período permitido na lei.

O pinheiro-manso (Pinus pinea) é uma “espécie florestal com um crescente interesse económico, cuja importância do comércio externo de pinha e de pinhão tem contribuído para a promoção de importantes dinâmicas económicas à escala regional, uma vez que o pinhão produzido em Portugal é de todos o mais valorizado pelas suas características nutricionais”, explica a GNR.

A colheita é proibida entre 1 de Abril e 1 de Dezembro e, “ainda que esteja caída no chão, a sua apanha está interditada por se encontrar em época de defeso, salvaguardando assim o crescimento e desenvolvimento da pinha e do pinhão”, acrescenta.

LEIA TAMBÉM

A 25

Parlamento aprovou fim das portagens nas ex-Scut

Os deputados aprovaram esta quinta-feira uma proposta do PS para eliminação das portagens nas ex-Scut. PSD e …

Investigadores estudam novo fármaco para o tratamento do Parkinson

Uma equipa de investigadores do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) …