Home - Destaques - Oliveira do Hospital acolhe mais uma “Festa na Zona Histórica”

Oliveira do Hospital acolhe mais uma “Festa na Zona Histórica”

É já a partir desta quinta-feira que “Há Festa na Zona Histórica” de Oliveira do Hospital. A iniciativa que decorre até domingo envolvendo as comemorações dos 500 anos de atribuição do foral manuelino, acontece pelo 5º ano consecutivo firmando-se no calendário de eventos concelhio.

Em mês de santos populares, a União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços marca calendário e cumpre a 5ª edição do “Há Festa na Zona Histórica”. A iniciativa arranca esta quinta feira, 26 de junho, envolvendo a participação de mais de 48 expositores ao nível de artesanato, gastronomia, tasquinhas e animação (fados, marchas populares e grupos musicais) bem como a realização de outras iniciativas paralelas como sendo a 3ª gala de ginástica acrobática, encontro de bicicletas antigas, uma caminhada e uma mega aula de Zumba solidária com a Escolinha de Bombeiros de Oliveira do Hospital.

Novidade no evento é a comemoração dos 500 anos de atribuição do foral manuelino, com lugar a descerramento de placa evocativa (hoje, pelas 21h25) e a recriação teatral da entrega da carta foral (dia 28, pelas 19h00, em frente aos Paços do Município). Tal como no ano passado, o grupo Delta volta a associar-se à iniciativa com um espaço próprio, cujas verbas angariadas revertem a favor da Escolinha de Bombeiros de Oliveira do Hospital.

A poucas horas do arranque do evento, tudo está preparado para que o “Há Festa na Zona Histórica” cumpra aquele que é o seu propósito maior de promoção e dinamização daquele espaço da cidade e que se vem repetindo ano após ano, desde 2010. Em causa está “um evento que nasceu de uma forma natural e que conseguiu a sua sustentabilidade”, razão pela qual Nuno Oliveira, presidente da União de Freguesias, não vê dificuldade em dar continuidade ao “Há Festa na Zona Histórica”, cujo modelo se tem vindo a manter com a correção de alguns pormenores.

“Tem vindo a resultar”, refere o autarca que por esta altura se revela satisfeito, por conseguir dar um novo ânimo à zona histórica, moradores e seus comerciantes. Essencialmente, Nuno Oliveira pretende continuar a alertar para a necessidade de recuperação daquela zona da cidade que se vê a braços com problemas de saneamento, encontrando-se várias habitações em avançado estado de degradação. Este é um problema que associado à perda de habitantes naquela zona da cidade, preocupa Nuno Oliveira. O autarca centra porém expectativas no projeto de requalificação que está a ser preparado pela Câmara e que contempla um maior aproveitamento do potencial turístico que está subjacente ao espaço. Porém, o autarca sabe que ‘nem tudo são rosas’ e a execução daquele projeto dependerá sempre da aprovação de uma candidatura ao Quadro Comunitário.

LEIA TAMBÉM

A 25

Parlamento aprovou fim das portagens nas ex-Scut

Os deputados aprovaram esta quinta-feira uma proposta do PS para eliminação das portagens nas ex-Scut. PSD e …

Investigadores estudam novo fármaco para o tratamento do Parkinson

Uma equipa de investigadores do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) …