Home - Últimas - Plano de desconfinamento vai ser apresentado no dia “11 de Março”

Plano de desconfinamento vai ser apresentado no dia “11 de Março”

O primeiro-ministro, António Costa, revelou que o plano de desconfinamento vai ser apresentado no dia “11 de Março”.  “A reunião do Conselho de Ministros de hoje, e como era expectável, aprovou sem qualquer alteração a renovação do decreto-lei que há 15 dias tínhamos aprovado”, afirmou António Costa.

“Tal como o decreto presidencial não sofreu alterações, também o decreto-lei do Governo não sofreu qualquer alteração”, reiterou António Costa, apontando duas razões que justificam a decisão. “As medidas adotadas têm continuado a produzir os efeitos desejados no controlo da pandemia”, facto evidenciado pela “redução e estabilização do fator de transmissibilidade da doença (o R) e uma continuidade de uma evolução positiva no número de novos casos por dia”.

Também na “comparação com a União Europeia tivemos uma franca melhoria”, frisou ainda o chefe do Governo”. “Agora estamos já na 13.ª posição, mas ainda longe de alcançarmos os resultados que desejamos” – a segunda razão “pela qual devemos manter as medidas”. António Costa considerou – numa frase forte – que “ainda não é o tempo do desconfinamento”. E não o é porque “temos tido melhorias, mas todas as melhorias são relativas. Estamos melhor relativamente à pior situação que alguma vez vivemos nesta pandemia”, advogou.

“Estamos muito melhor do que estávamos há 15 dias, há três semanas, há um mês, mas estamos ainda quatro vezes pior no dia em que iniciámos o desconfinamento em Maio passado“. Quanto aos internados, “os números têm tido uma redução significativa”, mas que ainda temos um “número extremamente elevado”.

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que o Governo apresentará “no dia 11 de Março” o plano de desconfinamento, adiantando que será gradual em termos de abertura de atividades. “Será gradual, que progressivamente irá abrangendo sucessivas actividades e que será guiado por um conjunto de critérios objetivos”, disse, sem querer adiantar mais pormenores.

LEIA TAMBÉM

Investigadores estudam novo fármaco para o tratamento do Parkinson

Uma equipa de investigadores do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) …

Homem detido na Guarda após tentar envenenar os pais

Um homem de 42 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ), na terça-feira, por suspeita …