Home - Sociedade - Saúde - Arganil: Urgência Básica inicia hoje actividade

Arganil: Urgência Básica inicia hoje actividade

De acordo com informação avançada hoje pelo Diário de Coimbra (DC), o Serviço de Urgência Básica de Arganil é composto por dois médicos, dois enfermeiros e um técnico de radiologia.

Dispõe também de RX digitalizado, electrocardiógrafo com capacidade para funcionar no sistema de telemedicina e monitor-desfibrilhador com ligação directa ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM, para além da capacidade de realizar análises clínicas e pequena cirurgia e traumatologia.

A unidade ficará sob alçada do Agrupamento do Pinhal Interior, que inclui os concelhos de Arganil, Oliveira do Hospital, Góis e Tábua, os que serão directamente beneficiados pelo serviço de urgência, mas também Miranda do Corvo, Lousã e Vila Nova de Poiares.

Pese embora o atraso verificado no arranque do serviço, o director do Centro de Saúde de Arganil destacou a importância da qualidade do serviço prestado às populações, explicando que o mesmo tem vindo a ser equipado gradualmente, mas só agora ficaram reunidas as condições para abrir a urgência.

Ao DC, Carlos Teixeira explicou que todas as valências da urgência foram conseguidas “para dar a melhor resposta à população”, defendendo que é possível fazer a “diferença pela qualidade”.

Em comunicado, a Administração Regional de Saúde do Centro, refere também que o Serviço de Urgência Básico de Arganil funcionará 24 horas por dia, destinando-se “ao atendimento de situações urgentes numa lógica de proximidade para com as populações”.

LEIA TAMBÉM

Pés escondidos, doenças não diagnosticadas. Autor: Dr. Manuel Portela

Durante o inverno, e perante a vaga de frio prevista para os próximos dias em …

Requalificação do Centro de Saúde de Seia deve ser aprovada na próxima semana

A obra de requalificação do Centro de Saúde de Seia deverá ser aprovada na próxima …