Home - Educação - Autarquia de Viseu anunciou alterações na sua intervenção na educação com o programa Viseu Educa
Autarquia de Viseu anuncia alterações na sua intervenção na educação com o programa Viseu Educa

Autarquia de Viseu anunciou alterações na sua intervenção na educação com o programa Viseu Educa

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, anunciou ontem que quer mudar o paradigma da intervenção municipal na educação com o novo programa Viseu Educa. “Do investimento na infra-estruturação e nos equipamentos passamos agora à modernização dos serviços, à gestão da rede educativa, à qualificação e a diversificação das ofertas formativas e educativas, ao apoio à família e à promoção do mérito”, explicou o autarca.

O programa Viseu Educa foi apresentado hoje durante a reunião pública do Conselho Municipal de Educação e está inserido na estratégia Viseu Primeiro 2013/2017. Entre as várias medidas do programa, está “a capacitação técnica do gabinete de Educação da Câmara Municipal e a sua transferência para as instalações do Governo Civil” e a adopção da figura do gestor de projecto Viseu Educa, referiu o autarca.

Será também implementada “uma plataforma web para a gestão educativa e escolar”, que, por um lado, permita aos pais a gestão da conta do aluno” (no que respeita a calendário escolar, refeições, assiduidade, avaliações e alertas) e, por outro, a “gestão de recursos escolares por parte dos agrupamentos, acrescentou.

O Viseu Educa pretende também a diversificação de formações e de serviços educativos. “Queremos desenvolver um grande programa de formação complementar artística, cultural, desportiva, ambiental e para o empreendedorismo, voltado especialmente para as crianças e famílias mais carenciadas e excluídas”, avançou Almeida Henriques.

O autarca garante que este programa de formação arrancará ainda este ano, sendo “organizado de forma gradual e descentralizada com os agrupamentos e as escolas, os agentes culturais e de formação artística, os clubes e associações desportivos, as instituições de ensino superior e as associações ambientais”.

Será também criado um Serviço Educativo para o Centro Histórico e o Património Cultural, no âmbito do processo de candidatura desta zona da cidade a Património da Humanidade da UNESCO. “A candidatura à UNESCO não se faz sem as pessoas, sem a base social da comunidade, sem educação para o património, sem uma forte sensibilização”, defendeu, acrescentando que a autarquia está a procura de parceiros para desenvolver este projecto.

Haverá ainda uma aposta na formação em línguas estrangeiras, “incluindo idiomas de mercados emergentes com a China”, porque “a preparação para o mundo global e económico é fundamental e começa na escola”, justificou.

No que respeita aos equipamentos, Almeida Henriques referiu que será feita uma reavaliação da Carta Escolar de Viseu, com o objectivo de “redefinir com rigor o programa de requalificação do parque escolar municipal”. A promoção de um diagnóstico energético do parque escolar, a preparação de projectos de eficiência energética a financiar através de fundos comunitários e a requalificação do pavilhão desportivo da Escola Secundária Viriato foram outras medidas que apontou.

O autarca sublinhou que o programa Viseu Educa é apenas “um guião”, que “define com objectividade e clareza, sem generalidades ocas, caminhos e apostas a seguir”, mas que, no entanto, é um “documento aberto”, que convoca os conselheiros municipais e restantes agentes educativos a participarem.

A Câmara de Viseu investe anualmente 8,5 milhões de euros (13% do orçamento) em educação, em infra-estruturas e equipamentos, serviços de transporte escolar, auxiliares de acção educativa e programa de refeições escolares. No total dos cinco agrupamentos do concelho — Viseu Norte, Zona Urbana, Viseu Sul, Mundão e Viso: há 4.845 alunos do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico.

Fonte: Lusa

Foto: www.panoramio.com

LEIA TAMBÉM

Regras que impediam negócios em concelhos como Oliveira do Hospital ou Seia suspensas até 2025

Governo aprovou, ontem, uma medida que suspende até 2025 as regras que estavam a impedir …

Treinador Pedro Machado abandona FC Oliveira do Hospital

O treinador Pedro Machado e a sua equipa técnica, constituída por Marco Louçano, Bruno Andrade, …