Home - Últimas - Carnaval da Serra anima Gouveia durante seis dias

Carnaval da Serra anima Gouveia durante seis dias

Carnaval da Serra está de regresso a Gouveia com seis dias de festa, desde desfiles até aos bailes e à gastronomia. Entre os dias 8 e 13 de Fevereiro, as serpentinas, os confetes e as máscaras vão tomar conta desta cidade do distrito da Guarda, junto à Serra da Estrela. “Gouveia promete atrair muitos foliões a viver a festa do carnaval e as actividades carnavalescas ao máximo, com bastante alegria e euforia”, afirma a organização, que estima atrair centenas de pessoas na cidade.

O início da folia está agendada para o dia 8 (quinta-feira), com um desfile pedagógico, organizado pelo Instituto de Gouveia – Escola Profissional de Gouveia, cujo tema desta edição são os 50 anos de 25 de Abril, num percurso que se inicia no Jardim Lopes da Costa e que segue até à Praça Alípio de Melo. Ainda nesta manhã, às 11 horas, arranca uma iniciativa gastronómica no Mercado Municipal, onde será servida uma feijoada do entrudo.

No dia seguinte, na sexta-feira, a festa faz-se à noite, com o baile de Carnaval, no espaço da antiga Bellino & Bellino. A partir das 22 horas, estão previstos dois sets de DJ (um de SayLess e outro de André Henriques). “Muita animação musical pela madrugada fora”, asseguram.

A tarde de dia 10 (sábado) é dedicada aos miúdos, com um concurso de máscaras infantis, no Mercado Municipal. Esta actividade está marcada para as 16 horas, mas uma hora antes há tempo para uma peça de teatro — “A Verdadeira História da Carochinha”. À noite vai haver mais um baile.

O Desfile de Carnaval acontece no dia 11 (domingo), às 15 horas, com ponto de partida no Calçadão, passagem pelos Paços do Concelho e chegada ao espaço da antiga Bellino & Bellino. Este último local será palco de um baile matiné de Carnaval, a partir das 17h30, com a presença dos Irmãos Coragem.

No penúltimo dia de festa (segunda-feira), há outro concurso de máscaras, mas, desta vez, destinado aos adultos. Não faltará a música, a energia e a alegria, “tão características desta época”.

Finalmente, no dia 13, a tradicional terça-feira de Carnaval, o encerramento dá-se com o enterro do Entrudo: uma actividade que “celebra o fim das festividades com a encenação dos festejos fúnebres do entrudo com um cortejo, a leitura do testamento, a queima e o choro das carpideiras”. O cortejo parte dos Paços do Concelho e termina no anfiteatro da antiga fábrica, local onde serão servidas as habituais papas de milho.

 

LEIA TAMBÉM

“Onde é que se falhou? É importante reflectir. Não é com flores e a bater palmas que as coisas se endireitam”

O empresário Fernando Tavares elogiou o 25 de Abril, mas lembrou que nem tudo está …

Estudo revela que alterações climáticas podem tornar-se a principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global …