Home - Últimas - ENSE recomenda aos postos de venda o reforço dos stocks de combustível devido à guerra

ENSE recomenda aos postos de venda o reforço dos stocks de combustível devido à guerra

A Entidade Nacional para o Sector Energético (ENSE) enviou hoje durante a tarde um mail aos revendedores de combustíveis a aconselhar o reforço de stocks de combustível a todos os postos de abastecimento situados em território nacional, acautelando desta forma recursos. O comunicado salienta que esta recomendação se deve ao contexto actual de guerra na Ucrânia e a consequente afluência aos postos de abastecimento. A ENSE, porém, no seu site, deixa também um comunicado a assegurar a existência de reservas.

“No contexto actual de conflito entre a Rússia e a Ucrânia e a consequente crise energética sentida na Europa e, bem assim, em Portugal, relativamente ao forte aumento do preço dos combustíveis, a Entidade Nacional para o Sector Energético E.P.E.  vem assegurar de que, caso se revele necessário, Portugal dispõe de reservas de combustíveis, a cargo desta Entidade, que podem ser utilizadas em caso de crise energética”, refere o comunicado, explicando que estas reservas “asseguram o funcionamento da economia nacional e do país”.

A ENSE explica ainda que essas reservas são suficientes para Portugal continuar a funcionar durante 90 dias, sem necessidade de importação de produtos acabados. “E estão aptas a chegar a qualquer ponto do território nacional através do accionamento do plano de emergência da ENSE, não se esperando ainda assim qualquer situação de constrangimento estrutural na capacidade de fornecimento de combustíveis ao território nacional”, conclui a nota.

LEIA TAMBÉM

“Onde é que se falhou? É importante reflectir. Não é com flores e a bater palmas que as coisas se endireitam”

O empresário Fernando Tavares elogiou o 25 de Abril, mas lembrou que nem tudo está …

Estudo revela que alterações climáticas podem tornar-se a principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global …