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Infra-estruturas diz ter 20 obras rodoviárias num investimento global de 300 milhões, mas IC6 ou IP 3 ficam de fora

A Infra-estruturas de Portugal (IP) revelou hoje que já lançou 20 obras rodoviárias pelo país no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num investimento global de cerca de 300 milhões de euros. Fonteda IP indicou que estas obras “correspondem a um total de cerca de 300 milhões de euros de investimento no âmbito do PRR”, que a empresa “tem já em fase adiantada de concretização”. Uma das obras será a EN344, no concelho da Pampilhosa da Serra, mas os IC6, IC7 e IC 37 ou IP3 não são contemplados.

Do conjunto de 20 obras lançadas, “dez estão em fase de contratação” e “uma está já concluída”, concretamente a empreitada de construção da Ligação Rodoviária à Área Industrial de Fontiscos e de Reformulação do Nó de Ermida, em Santo Tirso (Porto), enquanto “nove encontram-se em execução no terreno”.

Um dos projectos com obras no terreno é a EN344 na zona de Pampilhosa da Serra, entre os quilómetros 67,800 e 75,520. Trata-se de uma empreitada de requalificação da EN344, num troço com cerca de oito quilómetros, no concelho da Pampilhosa da Serra e será requalificada entre esta localidade e o entroncamento com a EN351, que se caracteriza pelo seu traçado sinuoso, com fortes inclinações longitudinais.

“A intervenção prevê uma alteração significativa das características geométricas da estrada existente, bem como o alargamento da plataforma rodoviária nos vários entroncamentos que cruzam a EN344, melhorando a velocidade de circulação e os índices de segurança rodoviária”, refere a IP. Na região outra das empreitadas em curso é a Ligação ao Parque Industrial do Mundão – Eliminação de constrangimentos na EN229 Viseu/ Sátão. “A IP continuará a materializar o planeamento definido para o PRR”, começando mais duas empreitadas “no início de 2024”, referiu a empresa.

No comunicado, a Infra-estruturas de Portugal anunciou ainda que, esta quarta-feira, foi assinado o contrato para a requalificação do corredor do Itinerário Principal 8 (IP8) entre Santa Margarida do Sado e Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja, no valor de aproximadamente 30,8 milhões de euros, no âmbito do PRR. “Este é o quinto contrato de empreitada assinado pela IP no âmbito do investimento em ‘Missing links e aumento de capacidade na rede’, permitindo cumprir um desafiante marco de monitorização pela Comissão Europeia, o qual teria de ser assegurado até final de 2023”, argumentou.

O contrato irá ainda ser remetido para avaliação prévia do Tribunal de Contas e, após a atribuição do Visto Prévio por parte desta entidade, será possível realizar a consignação e dar início à obra no terreno, assinalou a IP.

No âmbito do PRR, a Infra-estruturas de Portugal indicou estar a concretizar os investimentos definidos na Componente Infra-estruturas, que integra três vertentes: construção das ligações rodoviárias em falta (“Missing links”) e aumento da capacidade da rede, reforço das ligações rodoviárias transfronteiriças e melhoria das acessibilidades rodoviárias às áreas de acolhimento empresarial.

Segundo a empresa, foi “recentemente” estabelecido “um novo contrato de financiamento” com a Estrutura de Missão Recuperar Portugal “visando agora o investimento na área ferroviária”.

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