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Infra-estruturas diz ter 20 obras rodoviárias num investimento global de 300 milhões, mas IC6 ou IP 3 ficam de fora

A Infra-estruturas de Portugal (IP) revelou hoje que já lançou 20 obras rodoviárias pelo país no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num investimento global de cerca de 300 milhões de euros. Fonteda IP indicou que estas obras “correspondem a um total de cerca de 300 milhões de euros de investimento no âmbito do PRR”, que a empresa “tem já em fase adiantada de concretização”. Uma das obras será a EN344, no concelho da Pampilhosa da Serra, mas os IC6, IC7 e IC 37 ou IP3 não são contemplados, embora a conclusão do IC6 estivesse prevista com as verbas resultantes do leilão do 5G, dinheiro que já entrou nos cofres do Estado.

Do conjunto de 20 obras lançadas, “dez estão em fase de contratação” e “uma está já concluída”, concretamente a empreitada de construção da Ligação Rodoviária à Área Industrial de Fontiscos e de Reformulação do Nó de Ermida, em Santo Tirso (Porto), enquanto “nove encontram-se em execução no terreno”.

Um dos projectos com obras no terreno é a EN344 na zona de Pampilhosa da Serra, entre os quilómetros 67,800 e 75,520. Trata-se de uma empreitada de requalificação da EN344, num troço com cerca de oito quilómetros, no concelho da Pampilhosa da Serra e será requalificada entre esta localidade e o entroncamento com a EN351, que se caracteriza pelo seu traçado sinuoso, com fortes inclinações longitudinais.

“A intervenção prevê uma alteração significativa das características geométricas da estrada existente, bem como o alargamento da plataforma rodoviária nos vários entroncamentos que cruzam a EN344, melhorando a velocidade de circulação e os índices de segurança rodoviária”, refere a IP. Na região outra das empreitadas em curso é a Ligação ao Parque Industrial do Mundão – Eliminação de constrangimentos na EN229 Viseu/ Sátão. “A IP continuará a materializar o planeamento definido para o PRR”, começando mais duas empreitadas “no início de 2024”, referiu a empresa.

No comunicado, a Infra-estruturas de Portugal anunciou ainda que, esta quarta-feira, foi assinado o contrato para a requalificação do corredor do Itinerário Principal 8 (IP8) entre Santa Margarida do Sado e Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja, no valor de aproximadamente 30,8 milhões de euros, no âmbito do PRR. “Este é o quinto contrato de empreitada assinado pela IP no âmbito do investimento em ‘Missing links e aumento de capacidade na rede’, permitindo cumprir um desafiante marco de monitorização pela Comissão Europeia, o qual teria de ser assegurado até final de 2023”, argumentou.

O contrato irá ainda ser remetido para avaliação prévia do Tribunal de Contas e, após a atribuição do Visto Prévio por parte desta entidade, será possível realizar a consignação e dar início à obra no terreno, assinalou a IP.

No âmbito do PRR, a Infra-estruturas de Portugal indicou estar a concretizar os investimentos definidos na Componente Infra-estruturas, que integra três vertentes: construção das ligações rodoviárias em falta (“Missing links”) e aumento da capacidade da rede, reforço das ligações rodoviárias transfronteiriças e melhoria das acessibilidades rodoviárias às áreas de acolhimento empresarial.

Segundo a empresa, foi “recentemente” estabelecido “um novo contrato de financiamento” com a Estrutura de Missão Recuperar Portugal “visando agora o investimento na área ferroviária”.

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