Home - Sociedade - DECO - Portugueses poupam mais de 5 milhões de euros com leilão

Portugueses poupam mais de 5 milhões de euros com leilão

A campanha “Pague menos luz” mostrou que é possível mexer com o mercado. Os resultados provisórios apontam para uma poupança acumulada superior a 5 milhões de eu¬ros para os consumidores que aproveitaram as melhores ofertas do mercado livre de eletricidade.

Tendo terminado o prazo para aderir ao leilão de ele¬tricidade a 28 de junho, a DECO apresenta uma projeção dos resultados, com base nos dados provisórios de que dispõe. Ao considerar uma poupança média anual de € 18 para cada consumidor, a associação calcula que, em 3 meses, os portugueses que aproveitaram os tarifários que surgiram na sequência do leilão de eletricidade consegui¬ram uma poupança acumulada superior a 5 milhões de eu¬ros.

A 6 de maio, a DECO comunicou o tarifário vencedor do leilão, proposto pela Endesa. A este tarifário aderiram cerca de 40 mil portugueses. Uma semana depois, a EDP reagiu com um tarifário que abrangia eletricidade, mas também gás natural. Seguiu-se a Galp e por fim a Iberdrola, com a proposta que proporcionava um desconto ainda maior. Com exceção da Iberdrola, os tarifários podiam ser contratados até ao final de junho e excluíam penalizações por desistên¬cia antes do fim do prazo. Todos tinham a vantagem de não depender das revisões trimestrais nas tarifas transitórias efetuadas pela ERSE. Estas eram as condições exigidas pela DECO, para o tarifário vencedor do leilão.

A associação de consumidores lamenta que, a 1 de julho, as ofertas tenham terminado, com exceção da Iberdrola que está em vigor até 15 de julho, e o panorama volta a ser o que vigorava a 30 de abril, em termos de tarifas e de condições contratuais. A DECO espera que não sejam necessários lei¬lões sucessivos para obrigar o mercado a voltar a mexer e apresentar propostas competitivas aos consumidores.

O leilão veio provar que, apesar de muitos interesses ins¬talados, é possível mexer com o mercado de eletricidade. Se ainda não mudou para o mercado livre, utilize o simu¬lador da DECO para descobrir a melhor solução para o seu caso. A associação de consumidores compromete-se ainda a fazer uma avaliação final do leilão em setembro, utilizando todos os dados definitivos.

DECO Proteste

LEIA TAMBÉM

“Onde é que se falhou? É importante reflectir. Não é com flores e a bater palmas que as coisas se endireitam”

O empresário Fernando Tavares elogiou o 25 de Abril, mas lembrou que nem tudo está …

Estudo revela que alterações climáticas podem tornar-se a principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global …