Home - Destaques - PS de Oliveira do Hospital acusa ISCAC de “rapinar” cursos à ESTGOH (com vídeos)

PS de Oliveira do Hospital acusa ISCAC de “rapinar” cursos à ESTGOH (com vídeos)

Estão reabertas as feridas entre Oliveira do Hospital e Coimbra. Depois de esta manhã ter visitado a ESTGOH na sequência do anúncio da extinção de mais um curso, o presidente do PS oliveirense acusa o ISCAC de “rapinar” cursos à ESTGOH e lançou um apelo à comunidade para que se mobilize em defesa do que entende ser a “jóia da coroa”.

À semelhança do que aconteceu no verão de 2011, por esta altura todas as atenções se centram na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital. O anúncio da não atribuição de vagas ao curso de Administração e Marketing da ESTGOH e a consequente abertura de um curso semelhante – Marketing e Relações Internacionais – no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) relançou as suspeitas de tentativa de esvaziamento da ESTGOH conducentes a uma possível extinção.

Em causa está um processo que continua a carecer de explicações, mas que o presidente do Instituto Politécnico de Coimbra veio justificar em declarações hoje saídas no diário de Coimbra com um “regime de exceção” de que beneficiou o IPC e que resultou na extinção da licenciatura de Administração e Marketing da ESTGOH e na abertura de Marketing e Relações Internacionais no ISCAC. Um regime de exceção que, ao final da manhã, foi questionado pelo presidente do PS de Oliveira do Hospital que não compreende o motivo pelo qual o mesmo foi “desfavorável” à ESTGOH. “Que proximidade é que houve entre o ISCAC e a Secretaria de Estado do Ensino Superior para que o regime de exceção tenha sido desfavorável a Oliveira do Hospital e favorável ao ISCAC?”,  perguntou o líder concelhio dos socialistas que neste processo, não tem dúvidas de que “o ISCAC anda claramente a criar luxos à custa do empobrecimento da ESTGOH”. Uma atuação que José Francisco Rolo condena quando verificado entre “escolas irmãs”. “Andarem neste ambiente de rapinagem de cursos é inaceitável e nem sequer é são na mesma instituição”, observa o socialista que também desaprecia o “jogo do empurra” no que toca ao assumir de responsabilidades. “O presidente do IPC empurra para o ensino superior e o secretário de Estado empurra para o IPC”, denuncia José Francisco Rolo que, enquanto líder do PS concelhio garante “pedir responsabilidades a quem de direito”.


Ainda a avaliar os estragos resultantes da não atribuição de vagas – “ainda a procissão vai no adro” – o presidente dos socialistas não tem dúvidas da importância que a ESTGOH tem para o concelho de Oliveira do Hospital e toda a região. Sem desvalorizar a importância que a Universidade de Coimbra e o IPC têm para Coimbra, José Francisco Rolo avisou que também Oliveira do Hospital “se orgulha da ESTGOH” que encara como sendo um “património universal, inalienável do concelho e do distrito”.
“Não esqueçam que a ESTGOH é a jóia da coroa de Oliveira do Hospital”, aconselhou José Francisco Rolo que apelou para que a escola seja dotada de oferta formativa “apelativa e de qualidade e não de oferta que seja bloqueadora do seu desenvolvimento”.

Na mira do líder concelhio dos socialistas está a abertura de uma licenciatura, em parceria com a BLC3, na área dos biocombustíveis, mas que tem vindo a ser “sucessivamente entravada”. “É bom que os decisores e responsáveis do IPC e do governo tenham consciência do que é ajudar ou entravar a ESTGOH”, insistiu José Francisco Rolo, dando certezas de que “com ou sem aliados o PS cá está para enfrentar sem qualquer reserva os adversários da escola”.

Apreciando a postura do presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital pela “forma corajosa como tem acompanhado processo” – José Carlos Alexandrino aguarda resposta ao pedido de audiência que endereçou ao secretário de Estado da Educação – José Francisco Rolo entende também ser hora de o povo se unir em defesa da escola. “É bom que a comunidade oliveirense se mobilize em defesa da jóia da coroa do concelho e do distrito”, concluiu.

Na receção que fez ao PS oliveirense, o presidente da ESTGOH, o arquiteto Carlos Veiga,  escusou-se a prestar qualquer declaração aos jornalistas.

LEIA TAMBÉM

Estradas do maciço central da Serra da Estrela encerradas devido à neve

As estradas de travessia do maciço central da Serra da Estrela encontram-se encerradas ao trânsito …

Homem de 84 anos morreu em acidente com tractor no Sabugal

Um homem de 84 anos morreu hoje na localidade de Espinhal, no concelho do Sabugal …