Home - Sociedade - Cultura - Aldeia de Nogueira atraiu várias centenas de pessoas que quiseram reviver a década de 50

Aldeia de Nogueira atraiu várias centenas de pessoas que quiseram reviver a década de 50

Mais de 700 pessoas participaram ontem na Aldeia de Nogueira, concelho de Oliveira do Hospital, na iniciativa Aldeia 1950, que tinha por  lema “recuperar, preservar e divulgar património etnográfico que está há muito esquecido”. O evento, que foi fomentado pela Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN), em parceria com o Grupo Aventura Preservação de Origens e contando com o apoio da Junta de Freguesia de Nogueira do Cravo, superou as expectativas mais optimistas da organização que se prepara já para começar a trabalhar na segunda edição da iniciativa que procurou com êxito recriar o ambiente da década de 50 do século passado.

11139422_1629488857288722_2555867771753094864_n“A nossa aldeia tem cerca de 150 habitantes, pretendíamos movimentar cerca de 400 pessoas e acabaram por participar mais de 700. Só no almoço estiveram 270 e no encontro de motorizadas participaram cerca de 80, que percorreram todo o concelho”, conta o presidente da LMAN António Cardoso que não esconde a satisfação pelo facto de ter organizado um evento que é auto-sustentável financeiramente. “Isto demonstra que se deve apostar nestas iniciativas e não estar dependente dos subsídios que possam ser atribuídos”, continua.

Para o êxito contribuiu a população, com muitos a aderirem ao pedido da organização para que fossem para a rua vestidos à época. Alguns foram mais longe e levaram cerca de 250 artefactos da década de 50 que ficaram em exposição nas barraquinhas existentes. “O êxito deve-se muito à população e à dedicação entre duas instituições locais que ainda há pouco tempo andavam desavindas, mas que se uniram num projecto comum, com o êxito que se reconhece”, frisa António Cardoso. “E sem gastar muito dinheiro”, faz questão de sublinhar mais uma vez.

as

Nem alguns elementos do executivo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deixaram de estar presentes. Numa primeira fase, para o almoço, compareceram os vereadores Nuno Ribeiro e Francisco Rolo. Mais tarde o próprio presidente da autarquia também se juntou ao evento, tendo manifestado a disponibilidade do município em apoiar este tipo de iniciativas. Curiosamente, não atribuiu qualquer verba ao projecto Aldeia 1950, nem a vereadora da Cultura Graça Silva marcou presença.

Nada que tenha preocupado a organização que já está a pensar no projecto do próximo ano. “Apenas com uma edição este é o maior evento da Freguesia de Nogueira do Cravo e pretendemos transformá-lo no maior do género do concelho”, assegura António Cardoso, para quem os organizadores devem começar já a trabalhar no sentido de redesenhar o evento, para que cresça e tenha ainda uma dimensão ainda maior.

Alguns números da iniciativa Aldeia 1950:

– Mais de 700 participantes

– 271 pessoas a almoçar

– 80 motociclistas

– 5 grupos culturais

– 400 canecas e cerca de 150 brindes

– Mais 200 litros de vinho

– 250 quilos de carne de porco

– 50 broas

– 500 pães

– 70 quilos de batatas

– 50 quilos de legumes diversos

– 15 expositores

– 28 pessoas a trabalhar da LMAN, GAPO e BVOH

– 4 ovelhas

– 2 toneladas de madeira

– Mais 200 utensílios antigos

Fotos: GAPO e Cátia Joana Gonçalves.

LEIA TAMBÉM

Oliveira do Hospital avança com requalificação do complexo das piscinas municipais

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, por unanimidade, em reunião camarária do dia …

Seis freguesias de Oliveira do Hospital vão contar já este ano com Espaços Cidadão

Seis freguesias do concelho de Oliveira do Hospital vão contar ainda este ano com o …