Home - Região - Freguesias - Bombeiros de Lagares aguardam resposta dos fundos europeus para iniciar obras de beneficiação das instalações

Bombeiros de Lagares aguardam resposta dos fundos europeus para iniciar obras de beneficiação das instalações

O presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira, concelho de Oliveira do Hospital, acredita que até ao final deste mês poderá receber luz verde para o projecto de beneficiação das instalações da corporação apresentado no âmbito do Programa Operacional Temático de Valorização do Território/QRENA (POVT). O projecto no valor de 265 mil euros, 85 por cento dos quais financiados por fundos europeus e 15 por cento pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, prevê a substituição da cobertura, das janelas, ampliação dos balneários e a construção de garagens num total de 450 metros quadrados.

António Maceira diz que a associação desenvolveu um trabalho exemplar para em dois meses conseguir apresentar um projecto que obedecesse a todos os critérios necessários para o financiamento, incluindo uma garantia bancária no valor da obra, o que lhe permitiu passar a primeira fase. Este resultado terá sido possível devido ao trabalho desenvolvido pela direcção da associação que criou uma estrutura por forma a não perder nenhuma das vantagens que a qualquer momento possam surgir em termos de apoios.

“Desde que estou na presidência, a associação está atenta e preparada para responder a estes desafios. O trabalho que realizámos foi muito bom e o projecto está entre os que podem receber o financiamento, tudo depende das verbas disponíveis”, conta o responsável máximo da associação, considerando muito importantes os melhoramentos previstos. Lembra que a actual estrutura foi inaugurada em 8 de Dezembro de 1998 e que a cobertura, janelas estão longe de oferecerem as melhores condições. “Algumas estruturas não oferecem as melhores condições em termos térmicos e nos balneários existe a necessidade de colocar os femininos nas mesmas condições dos masculinos, algo que não aconteceu quando o quartel foi construído e que agora é obrigatório”, sublinha António Maceira.

A obra foi a concurso público nacional e está em fase de adjudicação, faltando para isso apenas luz verde do financiamento do POVT. “Mal isso aconteça as obras arrancam logo a seguir”, continua António Maceira que na última reunião de Câmara viu o executivo da autarquia aprovar os 15 por cento das verbas necessárias para completar o financiamento do projecto. “Existia essa garantia por parte do município. Só falta a decisão final do POVT. Acredito que até ao final do mês existirá uma resposta”, remata António Maceira.

LEIA TAMBÉM

Regras que impediam negócios em concelhos como Oliveira do Hospital ou Seia suspensas até 2025

Governo aprovou, ontem, uma medida que suspende até 2025 as regras que estavam a impedir …

Treinador Pedro Machado abandona FC Oliveira do Hospital

O treinador Pedro Machado e a sua equipa técnica, constituída por Marco Louçano, Bruno Andrade, …