Home - Outros Destaques - Candidato da CDU reúne cerca de 200 assinaturas para reclamar reabertura de Extensão de Saúde de Ervedal da Beira

Candidato da CDU reúne cerca de 200 assinaturas para reclamar reabertura de Extensão de Saúde de Ervedal da Beira

Um munícipe da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira recolheu cerca de 200 assinaturas no sentido de reclamar um médico para reabrir Extensão de Saúde de Ervedal da Beira. As folhas originais com as assinaturas foram hoje enviadas em correio registado para a ARS Centro. “Foi também comunicado por mim [Carlos Manuel Amaral] quer ao Presidente da Câmara quer ao Presidente da Junta de Freguesia da UF Ervedal e Vila Franca da Beira, realçando o pedido para intercedam urgentemente para que a situação seja regularizada”, refere este candidato nas listas da CDU à Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia.

Carlos Manuel Amaral considera que “urge pressionar o Ministério da Saúde e a ARS Centro. Urge reabrirem a Extensão de Saúde de Ervedal e colocação de Médico e serviço de enfermagem”. E lembra que aquele posto de saúde encontra-se sem médico e sem serviço de enfermagem pelo menos desde 1 de Julho de 2021, altura em que o médico em funções se reformou, conforme aviso afixado na porta.

“Ora Extensão de Saúde de Ervedal da Beira foi inaugurada em Março de 2018 e possui dois gabinetes médicos e um gabinete de enfermagem, tendo sido gastos mais de 400 mil euros na sua construção, foi inaugurada com a presença da Senhora Presidente da ARS Centro e do Ministro da Saúde à época Adalberto Campos Fernandes, bem como o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital entre outros. Há quem diga que está muito bem apetrechada!”, revela.

O candidato lembra também que a população em geral e os idosos em particular merecem os cuidados de saúde publica consagrados na Constituição Portuguesa, bem como terem médico de família. “Na altura da inauguração foi afirmado pela Presidente da ARS Centro que teria já iniciado concurso Público para três médicos para se colmatar a falta e servir a Extensão inaugurada!  Esta mesma afirmação foi confirmada pelos discursos do ministro e do Presidente da Camara nesse dia! Era sabido que o médico em funções seria reformado a breve tempo”, acusa.

Sublinha ainda que recentemente foi colocado um médico em Seixo da Beira, natural e residente em Ervedal. “E ao que julgamos saber, concorreu para esta extensão de saúde, mas, pasme-se, não havia vaga, por isso foi colocado em Seixo da Beira. Não posso deixar de referir que, aquando da inauguração, o objectivo era criar uma USF para servir a Freguesia de Ervedal e a Freguesia de Seixo da Beira. Parece que outros valores se levantaram para não se fazer o que foi anunciado”, conclui.

LEIA TAMBÉM

Nuno Tavares Pereira integra lista de José Miguel Ramos à distrital social democrata de Coimbra e acredita que o PSD pode ganhar a CM de Oliveira do Hospital ao PS nas próximas autárquicas

O empresário Nuno Tavares Pereira faz parte da lista de José Miguel Ramos Ferreira, designada …

Meruge vai homenagear nos 50 anos do 25 de Abril todos os eleitos daquela autarquia após 1976

A Junta de Freguesia de Meruge vai homenagear nos 50 anos do 25 de Abril …