Home - Região - Oliveira do Hospital - Cooperativa Capital dos Frutos Silvestres, criada em Oliveira do Hospital, prevê produzir já este ano 100 toneladas de mirtilo e framboesa

Cooperativa Capital dos Frutos Silvestres, criada em Oliveira do Hospital, prevê produzir já este ano 100 toneladas de mirtilo e framboesa

Uma cooperativa de produtores de frutos silvestres prevê produzir este ano 100 toneladas de mirtilo e framboesa, revelou ontem, em Oliveira do Hospital, o presidente e mentor do projecto, Nuno Tavares Pereira, que já em Agosto de 2016 tinha falado deste seu sonho ao CBS. A recém-criada Cooperativa Capital dos Frutos Silvestres, que terá sede naquela cidade e um grande pólo em Mangualde, reúne “sobretudo jovens agricultores” de 22 municípios dos distritos da Guarda, Viseu e Coimbra. E aos seis fundadores actuais, deverão juntar-se, na próxima semana, “entre 50 a 60 novos produtores”, maioritariamente apoiados pelo Ministério da Agricultura no âmbito de projectos de jovens agricultores.

Além de mirtilos e framboesas para consumir em fresco, a nova cooperativa poderá produzir e lançar no mercado outros frutos silvestres, como arando vermelho, groselha e medronho, mas também avelã, pistacho, amêndoa e uma variedade regional da maçã bravo-de-esmolfe. Nuno Tavares Pereira, de 37 anos considera importante uma rede de cultivo e distribuição nesta área, “para que haja produção todo o ano”. “Criei a marca para ser de denominação de origem e foi uma equipa multidisciplinar que levou a cabo este projecto”, frisa.

A cooperativa assumirá a comercialização, o apoio à plantação e à inovação de subprodutos e a promoção de marcas dos produtores associados, entre outras atribuições. Chás, licores, bebidas destiladas, compotas e barras energéticas são alguns dos derivados em que poderá igualmente investir.

“A criação da cooperativa é mais um passo para uma nova agricultura em toda esta região”, referiu, por seu lado, o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, para quem esta iniciativa “vem ao encontro de uma nova forma de ver a agricultura”, partilhada pela autarquia, com vista a atrair mais jovens ao sector primário e criar emprego nos municípios do interior.

LEIA TAMBÉM

Seis freguesias de Oliveira do Hospital vão contar já este ano com Espaços Cidadão

Seis freguesias do concelho de Oliveira do Hospital vão contar ainda este ano com o …

Paulo Leitão vence eleições para a Distrital de Coimbra do PSD, mas perde em Oliveira do Hospital e Tábua

Paulo Leitão venceu hoje, por 988 votos contra 903, as eleições para a Distrital de …