Home - Região - Oliveira do Hospital - Festa do queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital recebeu vários milhares de pessoas atraídos pelo certame e pelo programa da TVI

Festa do queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital recebeu vários milhares de pessoas atraídos pelo certame e pelo programa da TVI

Vários milhares de pessoas marcaram presença no segundo dia da 24ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital. O largo Ribeiro do Amaral encheu, com as pessoas a sentirem algumas dificuldades para conseguirem chegar junto ao palco onde actuavam os convidados do programa “Somos Portugal” da TVI que se assumiram como a principal atracção do certame. Muitos consideraram mesmo que foi a maior concentração de pessoas num evento realizado nesta cidade da Beira Alta. Um número que se começou a desvanecer ao fim da tarde, quando o programa entrou na recta final.

Grande parte da multidão, em bom rigor, preocupou-se sobretudo com o evento televisivo e em conseguir um lugar que lhes permitisse aparecer no ecrã. Nem faltaram os já habituais cartazes com beijos, abraços para os familiares distantes. Com o queijo, que deveria ser a principal atracção, a cair como que para segundo plano. Mas, embora de fugida, até os proprietários das três abóboras premiadas, das sete que entraram no concurso da maior abóbora de Oliveira do Hospital, encontraram o seu momento de fama.

Alguns dos visitantes ainda tiveram oportunidade de provar aquele que pretendia ser o maior requeijão do mundo. Segundo os responsáveis conseguiram mesmo atingir os 24 quilos previstos, depois de terem sido utilizados 600 litros de soro e de ser confeccionado por seis queijeiras. A acompanhar esteve também o doce de abóbora (para o qual não foi utilizado nenhum dos frutos premiados), preparado durante a tarde no espaço da festa com a ajuda de alguns alunos de cozinha de Oliveira do Hospital.

A aposta da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que pretendia conseguir o maior evento de sempre, mereceu, no sábado, vários elogios por parte das personalidades convidadas, inclusive do secretário de Estado da Administração Interna. João Almeida sublinhou que, pela terceira vez, encontra uma versão diferente desta Festa e reconheceu que a actual “é uma solução muito feliz”. “Espero que permita atrair ainda mais gente, promovendo a região e os produtos endógenos”, sublinhou o governante durante a cerimónia de inauguração do certame.

Antes, José Carlos Alexandrino tinha referido que esta é uma festa dos pastores, queijeiras e produtores, reconhecendo que o queijo Serra da Estrela é uma alavanca para ajudar a projectar o nome de Oliveira do Hospital. O presidente da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela, Manuel Marques, também mostrou o seu apreço pelo certame que, no seu entender, é um tributo aos pastores e queijeiras.

O responsável pelo Turismo do Centro, Pedro Machado, por seu lado, considerou que a organização deste evento, importante para promover a região, ajuda a atrair turistas e a fixar mais pessoas, é um exemplo de cooperação entre instituições. “Podemos ir ainda mais longe, levando estas mostras ao Porto e a Lisboa”, desafiou.

IMG_5349 (Medium) IMG_5353 (Medium) IMG_5356 (Medium) IMG_5358 (Medium) IMG_5361 (Medium) IMG_5362 (Medium) IMG_5379 (Medium) IMG_5381 (Medium) IMG_5383 (Medium) IMG_5386 (Medium) IMG_5384 (Medium) IMG_5385 (Medium) IMG_5389 (Medium)

LEIA TAMBÉM

Paulo Leitão vence eleições para a Distrital de Coimbra do PSD, mas perde em Oliveira do Hospital e Tábua

Paulo Leitão venceu hoje, por 988 votos contra 903, as eleições para a Distrital de …

Nuno Tavares Pereira integra lista de José Miguel Ramos à distrital social democrata de Coimbra e acredita que o PSD pode ganhar a CM de Oliveira do Hospital ao PS nas próximas autárquicas

O empresário Nuno Tavares Pereira faz parte da lista de José Miguel Ramos Ferreira, designada …