Home - Região - Local - GNR alerta agricultores para perigo de furto de alfaias agrícolas

GNR alerta agricultores para perigo de furto de alfaias agrícolas

 

“Retire as chaves de dentro das viaturas agrícolas, guarde em local fechado as alfaias agrícolas, bem como os equipamentos de irrigação portáteis que não sejam utilizados, conheça e referencie onde se encontram todos ao equipamentos agrícolas na sua herdade…” são alguns dos conselhos que, nas últimas semanas, têm sido transmitidos aos agricultores do concelho de Oliveira do Hospital com o objetivo de evitar o aumento de furto dos designados metais não preciosos.

Na ação que não se esgota no concelho e decorre a nível nacional, elementos da GNR deslocam-se às propriedades para chegar à fala com os agricultores e os alertar para o novo tipo de furto que, em algumas zonas do país, já ganhou contornos significativos.

Em causa está o negócio da compra e venda do designado “ferro velho” e outros metais como o cobre e, que leva segundo a GNR, muitas pessoas ao furto dos metais não preciosos, para daí poderem auferir elevadas quantias monetárias.

“O valor dos metais não preciosos tem aumentado muito nos últimos anos, aumentando a sua procura no mercado”, verifica a GNR, alertando para os prejuízos que a prática de tal furto terá para os agricultores lesados.

“Pode significar a diferença entre um ano produtivo e um ano de elevados prejuízos”, acrescenta aquela força de segurança, que assim pretende incentivar os agricultores a práticas preventivas para diminuir o risco de furtos.

“A ocasião faz o ladrão”, avisa a GNR, informando ainda que “é preferível proteger-se do roubo, do que deixar-se roubar”.

LEIA TAMBÉM

CNE adverte Câmara Municipal de Tábua para que tenha em conta a lei dos deveres de publicitação de informações

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) recomendou ao presidente da Câmara Municipal de Tábua que …

Acidente na unidade da Sonae em Oliveira do Hospital amputou braço a um funcionário

Um acidente de trabalho na unidade industrial da Sonae, em S. Paio de Gramaços, provocou …