Home - Região - Oliveira do Hospital - Música pelo Natal em Oliveira do Hospital para ajudar a “Acreditar”

Música pelo Natal em Oliveira do Hospital para ajudar a “Acreditar”

Academia de Música OHphicina das Artes promove no próximo domingo uma “Audição de Natal Solidária” na Casa da Cultura César Oliveira. O evento, com início agendado para as 14h30, pretende angariar ajuda para a associação ACREDITAR – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro. “Nós oferecemos música, em troca pedimos brinquedos e alimentos não perecíveis”, explica a organização no cartaz promocional. A iniciativa contará com a participação de alunos e professores da Academia de Música que prometem diversos momentos musicais.

“Vão tocar grupos de alunos, duos e trios de flauta transversal, grupos rock, orquestra de cordas ensemble de guitarras”, explica um dos elementos da organização, Rui Marques, adiantando que em palco vão estar também os alunos mais novos (a partir dos 2 anos) acompanhados pelos pais. “Não é propriamente um concerto, são apresentações do trabalho que os grupos dos alunos fizeram durante o primeiro período de aulas”, Rui Marques, frisando que os brinquedos, ou alimentos não perecíveis recolhidos serão, como em anos anteriores, oferecidos à ACREDITAR.10846687_943060025722863_179373877_n

Academia de Música OHphicina das Artes, fundada em Setembro de 2009, assumiu estas actividades de solidariedade, como complemento ao seu principal desígnio “a oferta de um ensino musical de qualidade, promovendo também uma abordagem interdisciplinar no campo das artes, a formação de novos públicos e a divulgação do trabalho realizado pelos seus alunos junto da comunidade”, contando para o efeito com professores qualificados, quer ao nível artístico, quer pedagógico, como Rui Marques, Pedro Seabra, Rosalinde Schon, Eugenia Figueiredo, David Fidalgo, Diogo Gomes, Lisa Espingarda e João Nogueira, responsáveis pela formação de mais de uma centena de alunos de diferentes faixas etárias.

Durante a Audição de Natal Solidária, a organização vai ainda aproveitar para entregar os diplomas dos alunos que fizeram exames da ABRSM (Associated Board of the Royal Schools of Music) e RockSchool no fim do ano lectivo anterior, dois sistemas de certificação internacionais com quem a OHphicina das Artes tem acordos. “Estes sistemas permitem um desenvolvimento gradual e global dos alunos, nas áreas da música erudita e do Rock, respectivamente, certificando as competências adquiridas através da emissão de diplomas, emitidos por um júri internacional externo à escola”, explicam os responsáveis pela OHphicina das Artes, adiantando que a oferta formativa da escola abrange diversos instrumentos, assim como o canto. “Como complemento às aulas individuais de instrumento, a Academia promove a aprendizagem em grupo, nomeadamente através de aulas de Teoria e Formação Musical e Treino Auditivo, Expressão Musical (para crianças em idade pré-escolar) e Música para Bebés. Paralelamente, estão em funcionamento alguns grupos instrumentais, como a Orquestra de Cordas e o Ensemble de Guitarras, cuja frequência é gratuita”, sublinham.

LEIA TAMBÉM

Nuno Tavares Pereira integra lista de José Miguel Ramos à distrital social democrata de Coimbra e acredita que o PSD pode ganhar a CM de Oliveira do Hospital ao PS nas próximas autárquicas

O empresário Nuno Tavares Pereira faz parte da lista de José Miguel Ramos Ferreira, designada …

Meruge vai homenagear nos 50 anos do 25 de Abril todos os eleitos daquela autarquia após 1976

A Junta de Freguesia de Meruge vai homenagear nos 50 anos do 25 de Abril …