Home - Outros Destaques - Oliveira do Hospital realiza limpeza e manutenção de percursos pedestres do concelho

Oliveira do Hospital realiza limpeza e manutenção de percursos pedestres do concelho

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital tem em curso uma operação de limpeza e manutenção dos percursos pedestres existentes no concelho. Os trabalhos iniciaram-se nos Caminhos do Xisto, com cinco percursos circulares homologados e de diferentes níveis de dificuldade. São mais de 60 quilómetros, com sinalética, que proporcionam aos pedestrianistas um contacto privilegiado com a riqueza ambiental e patrimonial do território de Oliveira do Hospital.

O mesmo tipo de intervenção está também a ser levado a cabo na Grande Rota do Mondego, que no concelho de Oliveira do Hospital tem um percurso linear de 16,5 quilómetros entre Felgueira Velha e a Ponte da Atalhada, em Fiais da Beira. Recorde-se, que o empresário Fernando Tavares Pereira tinha criticado o abandono e apelado a uma intervenção nestes espaços em dois artigos que escreveu para o CBS:  Viajar no tempo – O nosso ecossistema, no início de Julho e Viajar no tempo – O nosso património, 28 de Junho.

A Grande Rota do Mondego – promovida pela CIM – Região de Coimbra, visa dinamizar turisticamente os territórios compreendidos entre a Figueira da Foz e Oliveira do Hospital, numa extensão de 142 quilómetros. Este percurso permite descobrir inúmeros pontos de interesse naturais, paisagísticos e culturais associados ao principal rio nacional, sendo constantes, ao longo do percurso, elementos do modo de vida local, tais como moinhos de água, açudes, socalcos, levadas, entre outros.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, frisa que os percursos pedestres que este executivo tem vindo a criar são um produto turístico de grande importância para o chamado turismo de natureza – actualmente muito em voga –, enaltecendo também a sua importância ao nível da prática de exercício físico e da promoção de estilos de vida saudáveis “Refira-se que o Município de Oliveira do Hospital tem vindo a reforçar o seu posicionamento no segmento do turismo de natureza, integrando várias redes de produtos turísticos, como o PTI da CIM- Região de Coimbra; Rede de Aldeias do Xisto; Provere Inature e Rede das Aldeias da Montanha”, termina a nota da autarquia.

Foto: Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

LEIA TAMBÉM

“O poder local tem de estar perto, não das festas, mas dos centros de negócios”

João Miguel Pais acredita que Oliveira do Hospital tem potencialidades para atrair empresas e inverter …

Oliveira do Hospital avança com requalificação do complexo das piscinas municipais

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, por unanimidade, em reunião camarária do dia …