Home - Região - Região: Seia lança Museu da Agricultura e da Alimentação em Sandomil

Região: Seia lança Museu da Agricultura e da Alimentação em Sandomil

Numa nota de imprensa enviada ao correiodabeiraserra.com, a Câmara Municipal de Seia (CMS) adianta que estes dois projectos vão ser submetidos ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Segundo a mesma nota o futuro museu da Agricultura e da Alimentação vai ser instalado no Solar dos Condes de Sandomil – um edifício histórico cuja construção data dos finais do séc. XVII.

De acordo com o presidente da câmara local, Eduardo Brito, este novo espaço museológico – a implementar numa freguesia com “forte expressão agrícola” – “pretende recriar de forma interactiva e interpretativa a história da alimentação, exercendo alguma pedagogia sobre os comportamentos alimentares”.

Quanto ao Museu do Brinquedo – a funcionar desde 2002, no antigo Solar de Santa Rita, em Seia, com uma colectânea de mais de 8000 brinquedos de todo o mundo –, a autarquia senense justifica o investimento com o facto de o espaço daquele museu ser “insuficiente”, dado “o aumento do número de visitantes”.

Por outro lado, a CMS explica também que a ampliação “pretende conferir uma maior dinâmica ao museu, melhorar as acessibilidades, a segurança, reformular as infra-estruturas e introduzir formas apelativas, inovadoras e interactivas de expor os conteúdos temáticos”.

Refira-se que o município de Seia tem hoje no seu território um dos museus mais visitados do país – o Museu do Pão.

LEIA TAMBÉM

MAAVIM vai pedir ao ministro da Agricultura e à líder da CCDR Centro que coloquem lugar à disposição

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM) deverá pedir amanhã …

CAULÉ – CAULÉ. Afinal o que é ? Autor: João Cruz

É uma espécie de euromilhões que devia sair por todos os associados mas que não …